O comitê central da campanha para a reeleição de Barack Obama usará uma tecnologia de pagamento móvel para arrecadar fundos dos simpatizantes do presidente norte-americano. Foi divulgado pela mídia internacional que os correligionários do candidato democrata estão recebendo o acessório produzido pela Square, que transforma iPhones e smartphones Android em leitores de cartão de crédito. O equipamento deve ser conectado ao telefone do vendedor e usado em conjunto com um app nele instalado.

O Square é mais uma tecnologia de pagamento móvel, dentre tantas outras existentes no mercado. Ela concorre diretamente com o padrão NFC (Near Field Communications), com a vantagem de não requerer a troca dos terminais dos consumidores e nem dos vendedores, apenas a compra do acessório pelo lojista.

Análise

A última corrida presidencial norte-americana foi marcada pelo uso massivo da Internet como fonte de arrecadação de fundos, e também como meio de propaganda dos candidatos. A eleição deste ano, por sua vez, promete ter como marca o uso do celular para os mesmos fins: financiamento e marketing.