O Facebook confirmou na noite desta sexta-feira, 31, que lançará neste final de semana um serviço de vídeos musicais. Começando nos Estados Unidos no próximo sábado, 1º, os usuários poderão procurar, assistir e compartilhar clipes de bandas e artistas dentro da rede social, inclusive por gênero musical, nome de artista, humor e lista de música temática.

A solução chega após o Facebook firmar um acordo com as principais gravadoras do mercado, como Sony Music Group, Universal Music Group, Warner Music Group, Merlin, BMG, Kobalt, além de empresas fonográficas independentes. Os valores dessas parcerias não foram informados.

A plataforma de vídeos musicais do Facebook terá ainda conteúdo exclusivo de artistas como J. Balvin, Karol G, Sebastian Yatra, Alejandro Fernandez, Calibre 50, além das premières de clipes dos cantores Lele Pons e Sech. A rede social também terá vídeos já publicados por artistas como Anitta e Bob Marley.

Com acesso via web, iOS e Android, a estratégia da rede social trará ainda a possibilidade dos usuários seguirem os seus artistas favoritos, podendo visitar sua página oficial no Facebook, onde poderão comprar produtos e conferir as agendas de shows.

Estratégia

A entrada dos vídeos musicais no Facebook é mais uma ação dentro da estratégia traçada por seu CEO, Mark Zuckerberg para disputar com rivais como Twitch e YouTube pelo mercado de vídeos online e, por consequência, mais espaço e dinheiro de publicidade. Durante a conferência do relatório financeiro do segundo trimestre de 2020 na noite da última quinta-feira, 30, o executivo afirmou o desejo de expandir o uso de vídeo através de uma comunidade robusta de usuários e criadores de conteúdo.

“Os nossos canais (de vídeo) são aqueles que você não está apenas distribuindo conteúdo, mas você está construindo uma comunidade que seja capaz de se comunicar com pessoas de diferentes maneiras. Algo que é muito mais difícil de no YouTube, Twitch ou outros produtos similares, que são ótimos”, disse Zuckerberg. “Nós também podemos distribuir o vídeo e levá-lo para muitas pessoas”.

No anúncio desta sexta, o Facebook disse que seguirá firmando parcerias com a comunidade fonográfica e adicionará mais vídeos e funções relacionadas no futuro.