Dispositivo conectado Asset Monitoring, usado para monitorar estações de operadoras

A American Tower ultrapassou suas estimativas e alcançou 55% de cobertura do PIB nacional em 170 cidades brasileiras por meio de sua rede para Internet das Coisas (IoT) LoRaWan, um ano após seu lançamento. Antes, a expectativa da empresa era chegar a 80 cidades e metade do PIB até o final do ano, ou seja, mais que dobrou em sua expansão em número de municípios.

Hoje, o serviço de comunicação está ativo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Maranhão, Pará e Espírito Santo. A companhia não revelou quantos dispositivos estão conectados à rede, mas informou o volume de troca de informações: “Temos mais de 7 milhões de mensagens (comunicação entre o objeto conectado e a rede) por dia. É uma métrica interessante da nossa atividade no ecossistema. Além disso, crescemos muito fortemente no segmento de cargas e frotas em 2019”, disse Daniel Laper, gerente de novos negócios e desenvolvimento da American Tower no Brasil. “Mas esse desenvolvimento não para. Vamos continuar investindo na expansão da rede, e acreditamos que vamos ganhar mais escala em setores que demandam medição inteligente, além de cidades inteligentes e agronegócios”, completou.

IoT

Durante conversa com Mobile Time na Futurecom 2019, Abel Camargo, diretor de negócios da companhia, afirmou que uma das estratégias da empresa é consolidar o IoT Open Labs, um espaço da American Tower para desenvolvedores de IoT exibirem os seus produtos. Atualmente com mais de 60 parceiros, o serviço ganhará expansão em breve.

“O IoT Open Labs ajuda a fomentar todo o ecossistema. Quem participa passa a ter acesso à infraestrutura da rede LoRA e a ofertar suas aplicações e sensores”, disse Camargo. “Nossa ideia é expandir o Open Labs para faculdades, iniciativas de municípios e startups. Nós queremos levar esse programa para mais desenvolvedores”.

A própria American Tower usou uma das aplicações do Open Labs. Ela desenvolveu o Asset Monitoring junto à Everynet, um dispositivo conectado à rede LoRA que permite monitorar os sites de operadoras e, assim, evitar roubo de gabinetes, baterias e outros insumos. Essa aplicação está integrada em seu novo Site Inteligente, mas também pode ser adquirido de forma avulsa. A forma de contratação pode variar conforme a necessidade da operadora.