Geralmente não busco falar muito de games por aqui, mas não é toda hora que vemos opções interessantes e divertidas de ensinar temas relevantes para a sociedade. É o caso do PolitiQuiz (Android, iOS), um aplicativo que usa o formato de pergunta e reposta (em inglês “quiz”) para melhorar o conhecimento sobre política do cidadão brasileiro.

Para os usuários mais velhos, o fato de ser um app de perguntas e respostas lembra muito jogos de tabuleiro. E para o mais os novos, ser mobile o torna mais atraente. Bem colorido e simples de usar, o app permite que a pessoa entre com seu login no Facebook ou com seu e-mail pessoal. O usuário deve escolher entre um dos seguintes temas: história do Brasil; partidos políticos; panoramas brasileiros; vereador x prefeito (o que é função de um e de outro); impeachment: Collor ou Dilma; e eleições.

Selecionando um dos temas, a pessoa pode jogar sozinha, desafiar um amigo pelas redes sociais ou encarar um desafio com uma pessoa aleatória. Ao final do teste, que contém quatro alternativas, uma pontuação é registrada e o percentual de acertos é revelado. O usuário pode compartilhar com amigos no Facebook e ver o ranking geral, por amigos ou estado.

Sem dúvida, o modo mais divertido é o desafio aleatório. Você não sabe quem está do outro lado da tela. Portanto é sempre incentivado a prestar bem atenção no enunciado e nas alternativas, para ter a certeza que não vai perder a rodada.

O jogo é simples, fácil de jogar e divertido. Serve tanto para uma sala de aula, quanto para diversão entre amigos. Além disso, os estudantes que querem aprofundar seu conhecimento com temas que caem em provas de concurso, ENEM, universidades, ENADE e afins, podem usar o app para testar seus conhecimentos.