Um dos principais temas que tomará o ano será o controle de dados por parte do usuário. Seja pela introdução da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – com multas a partir de 1º de agosto deste ano –, ou pela introdução do sistema financeiro aberto (open banking), que entra em vigor em quatro etapas ao longo de 2021, o consumidor terá mais poder sobre seus dados.

Ou seja, agora fica mais fácil definir com quais empresas e instituições nós podemos compartilhar nossos dados. Mas a grande questão que pode nos preparar para esse cenário é entender: quem tem os meus dados hoje?

Para isso, a sugestão desta semana é o aplicativo Mine (Android). Este app funciona como um assistente inteligente que dá o controle de dados ao usuário. Ao cadastrar um e-mail, a plataforma contabiliza e mostra quais firmas possuem os seus dados, que são divididas em: novas empresas; raramente usadas; que tiveram vazamento recentemente; e que possuem seus dados sociais.

Ou seja, o aplicativo analisa a sua impressão digital e o rastro que deixa na web.

Com esses dados em mãos, o usuário pode acessar o card dessas empresas no app, ver a possibilidade de exposição de seus dados e definir se precisa compartilhar os dados ou pode pedir que suas informações sejam apagadas da base da empresa. Se decidir pela remoção, a comunicação com a empresa é feita por uma janela de chat dentro do app.

A cada ação definida, o aplicativo possui um score que mostra o percentual de controle dos dados pelo usuário. Por exemplo:

– 103 empresas têm meus dados hoje; três começaram a coletar na última semana; pedi cancelamento em quatro (que estão pendentes e não contabilizam); oito delas considerei indispensáveis; na estimativa do app, tenho 12% de controle dos meus dados.

Muito intuitivo e fácil de usar, o aplicativo também tem versão web. Porém, o lado negativo é que ele é todo em inglês.