Os aplicativos de compras de lojas físicas nos impõem uma atitude cada vez mais para dentro dos dispositivos móveis, olhando mais a tela do que para as prateleiras ou gôndolas. Já não é possível ir ao mercado sem abrir o app. Ele é necessário para descobrir produtos que estão com descontos ou então, no caso do supermercado Zona Sul (Android, iOS), para selecionar os produtos que receberão descontos. Vale dizer que o supermercado fica, adivinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro – e na nova Zona Sudoeste (leia-se Barra da Tijuca).
Como todo app de mercado, são muitas opções. Ao abri-lo, precisamos acessar nossa conta. E ele grava? Claro que não. Precisou atualizar, tem que inserir e-mail. A vantagem é que ele não pede a senha em seguida, mas chega um código pelo correio eletrônico (ou seriam mais vários minutos para desvendar a senha ou trocá-la). E, depois, ele pede para criar uma senha. Menos mal, vai.
Mas o app do Zona Sul tem algumas peculiaridades. Uma delas é perder o meu carrinho. Depois de 20 itens (ou mais), de repente, do nada, ele some com tudo. É preciso fazer o login. Há tempos isso não acontece, é verdade – acontece mais no website – mas prefiro deixar essa má experiência registrada. Vai que alguém também passa por isso e se identifica com o meu sofrimento.
No app, a aba Minhas Ofertas permite que você insira produtos que terão descontos no caixa. Isso é ótimo, não tenho dúvidas. Ou seja, no supermercado, você terá produtos já com descontos nas gôndolas e aqueles sem, você pode inseri-los no app – faça o login! – para obter descontos. Atenção: produtos já com descontos não podem receber mais descontos pelo aplicativo.
Ok, tudo lindo. Quando funciona. Primeiro você tem que lembrar de pegar o app e sair pelo espaço olhando gôndolas e tela do celular para se certificar de que colocou o produto correto no Minhas Ofertas. Isso porque você tem dez espaços para colocar os produtos que terão desconto. Se errou, não tem como retirar. E ele fica por lá por alguns dias. Não é só para aquela compra.
Escolha bem os produtos. Que sejam caros para obter um desconto amigo.
Zona Sul: usuário precisa ter paciência
Outro porém é o sinal de internet. Se estou nas profundezas de uma de suas lojas, a internet não pega e, portanto, preciso andar para poder colocar a maminha no Minhas ofertas ou o azeite, que está pela hora da morte. Como se não bastasse, é importante colocar os itens em Minhas ofertas bem antes de passar no caixa ou ele não estará atrelado ao seu CPF a tempo de o desconto bater quando você for pagar a compra. É preciso ter paciência. Nem sempre esta repórter que vos escreve tem.
O app do Zona Sul é falho. Não fez o login? Pode perder tudo aquilo que colocou no carrinho, mas ele dá descontos. Mas a experiência é um pouco lenta, problemática e, algumas vezes, traumática. Mas ainda sim, é válida. Só precisa melhorar para que o cliente saia um pouco mais satisfeito depois de pagar uma compra no supermercado.


