A crise do novo coronavírus (Sars-Cov 2) nos leva a fazer as coisas mais perto de casa. Em 2020, um mês antes de estourar a pandemia, mudei de casa. Naquele caos de adaptar a vida em um momento de reclusão e distanciamento social, dei prioridade a algumas melhorias antes de outras: aumentar a velocidade da Internet fixa, organizar o escritório e até estocar comida – sim, não tem nem um ano que passamos por isso.

Agora as outras demandas começam a aparecer. Uma delas é trazer o título eleitoral mais próximo da minha residência. O lado ruim é que os cartórios eleitorais ainda estão fechados e faltam 16 meses para o pleito geral. Neste cenário, a única opção é fazer a transferência do título via navegador.

Infelizmente, o aplicativo e-Título (Android, iOS) não permite fazer essa alteração internamente. Para trocar o local de votação, transferência de cidade, alteração de dados pessoais, regularizar o título e pedir a primeira via, só pelo site Título Net, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como funciona

Em seu celular, tablet ou computador, o usuário deve entrar no site, tirar foto do comprovante de residência e de um documento com foto, além de tirar uma selfie – segurando ao lado da face o documento de identificação. Em seguida, a pessoa seleciona o serviço, clica em ‘iniciar o atendimento remoto’, preenche os campos e insere as imagens para terminar.

A zona eleitoral da sua área enviará um e-mail na sequência. Este e-mail confirma a alteração e conta com um PDF para impressão do novo documento eleitoral. É indicado que o cidadão plastifique esse documento.

Cinco dias após o pedido no site, o aplicativo do e-Título traz as informações atualizadas. Se o usuário fez a biometria, no dia da eleição, poderá usar o app para ser reconhecido na zona eleitoral e usar a urna. Mas seria bem melhor se o usuário pudesse fazer todo esse onboarding digital no aplicativo, como acontece nos bancos digitais.

Notas do editor

*Essa é a terceira vez que o aplicativo do TSE ganha review no Mobile Time. As outras análise foram em 2020 e 2018.

** Excepcionalmente, a coluna de dicas de apps foi publicada nesta quinta-feira, 26. Na próxima semana, a coluna volta à sua programação normal às quartas-feiras.