Com a disputa comercial quente entre ocidente e oriente, aumenta a busca por fontes confiáveis de informação. Do lado de cá, nós citamos em dicas de apps anteriores ABC News, AP, MSNBC e Sky News, mas do lado de lá faltavam exemplos. Até agora… Um aplicativo que traz notícias em tempo real no mesmo ritmo das agências de notícias britânicas e norte-americanas é o Xinhua News (Android, iOS).
O app é controlado pela Xinhua News Agency, a agência de notícias oficial do governo chinês. Ressalvas geopolíticas à parte, o Xinhua News traz as informações e análises da China em temas como negócios, política, ciência, esportes e entretenimento. Totalmente em inglês, o app tem 250 milhões de downloads.
Por exemplo, as informações do recuo da batalha das tarifas entre EUA e China e os acordos bilaterais entre Brasil e empresários chineses saíram primeiro no app nesta segunda-feira, 12. Lógico, a vantagem principal é o fuso horário, basta o usuário brasileiro abrir e estar informado com o que aconteceu de mais importante e atual do outro lado do mundo.
O aplicativo da Xinhua News tem notícias em textos e fotos, e também conta com um diário do presidente chinês Xi Jinping, lembrando muito a nada nostálgica e ufanista ‘Semana do Presidente’ que o SBT produzia.
Mas o que é mais rico no app são os conteúdos e as histórias dos chineses. Por exemplo, uma matéria recente mostrou o avanço da inteligência artificial para tradução na China. Os profissionais começam a usar muito as plataformas de IA generativa em texto para áudio ou áudio para áudio.
Em diversas reuniões e entrevistas com executivos chineses, eu vi muito o sofrimento dos tradutores que faziam um método meio arcaico, mas muito funcional e rápido: escrever tudo em chinês em um caderno, repassar para o idioma da conversa (seja português, inglês ou espanhol) e fazer a tradução em voz. Agora, a IA ajuda o tradutor a cortar grande parte desse processo manual. Ou o uso de robôs chineses (similares àqueles da Boston Dynamics) para ajudar moradores de regiões montanhosas a carregar pesos.
Esse é o tipo de notícia que apenas um repórter com amplo conhecimento da cultura local e de suas mudanças pode fazer. Um material que não seria acessível no Brasil e que me deixa muito mais bem-informado sobre aquele país e seu cotidiano, ainda que passando pelo filtro do governo local.
Indo além das notícias, o app tem conteúdos em realidade virtual e realidade aumentada, como uma aplicação interna para explorar a estação espacial Tiangong ou conhecer os mega projetos da construção civil chinesa. E assim como este noticiário também tem cartuns; com uma criatividade ácida com críticas diretas às políticas ocidentais.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA