Há cerca de seis anos, li o livro “Águas Profundas”, do cineasta David Lynch. Ele é pequeno, com parágrafos curtos, ideal para quem estava cuidando de duas menininhas de meses, gêmeas. Depois desse livro, perdi o contato com seu assunto, a meditação transcendental e seus benefícios para a concentração e criatividade, principalmente.

Ultimamente tenho pensado no assunto e na vontade de praticar a meditação. Frequentei algumas palestras, mas não ingressei. Até que alguém me disse que estava meditando. “Você entrou em algum curso?”, perguntei inocentemente. “Não, simplesmente faço, sem orientação”. Aquela resposta me deu ânimo, mas decidi procurar um aplicativo que pudesse me ajudar, me guiar nessa empreitada. Assim, me deparei com o Lojong (Android, iOS), palavra tibetana que significa “treinamento da mente”.

Comecei há cerca de um mês com a expectativa de melhorar na concentração e no foco, principalmente. O app parte do pressuposto de que precisamos treinar a mente para desenvolver seu potencial. O caminho parece longo, mas é mais rápido do que você imagina. E o melhor: conseguiu me tirar do estado inerte e me pôs em movimento.

Cada dia há um áudio que te ajuda a se concentrar. Para o primeiro dia, por exemplo, uma voz masculina te oriente a perceber o corpo. Notar a respiração, mas também as mãos, o quadril, a cabeça, os braços, lombar, e por aí vai. A voz te guia para que você leve sua atenção para aquilo que ela fala. Funciona, apesar do possível caos em volta. Não espere milagres. Meditação não é esvaziar a mente, mas tomar consciência dela.

Para o segundo dia, o foco está nos sons. E, no terceiro, atenção plena à respiração. O primeiro treinamento conta com 21 dias de meditação de 10 minutos cada. Outro programa, chamado de Caminho, possui 10 áudios de 20 minutos, voltados para o relaxamento. Porém, apesar de as duas primeiras etapas estarem disponíveis, as outras são para assinantes premium.

O Lojong também disponibiliza vídeos sobre meditação, sobre conceitos – como o que é meditação plena e quais são os tipos de meditação – e a respeito dos equilíbrios cognitivo e afetivo. Há também artigos sobre o tema e frases de efeito.

Um timer ajuda o usuário a controlar o tempo e um sino toca para começar e terminar a prática. É possível, também, inserir sons temáticos de praia, riacho, chuva, fogueira etc.

Quem se interessar e quiser ser premium e habilitar mais práticas, tem a opção do plano mensal (R$ 12,90 por mês) ou anual (R$ 99 por ano).

Lojong é simples de usar, ajuda naquilo que se propõe e, até o momento, sua versão gratuita funciona. Mas talvez seja interessante ter a versão paga para explorar e aprofundar em novos programas.