Em época de novo coronavírus, com notícias falsas circulando a todo o momento, a melhor maneira de se manter bem informado é com um compêndio de notícias fidedigno. Nada de mensagens recebidas pelo app de mensageria com “repasse isso”, “avise sua família e amigos” ou “veja só essa” e sempre fique desconfiado.

Ainda assim, a minha dica é de algo mais assertivo.

A rede social Quora (Android, iOS) lançou uma página dedicada às informações e notícias sobre a doença. Embora esteja em inglês, a nova área do app tem informações curadas por sua equipe e de extrema fidelidade aos fatos, como artigos da revista Lancet, um dos principais veículos de ciência e medicina no mundo.

Essa rede tem como intuito compartilhar conhecimento. Uma pessoa pergunta e outra responde. Seu mecanismo é bem parecido com o Yahoo Respostas, mas ele é muito mais fiel e com uma comunidade mais ativa que o antigo ‘perguntador’.

Criada em 2009 por dois ex-funcionários do Facebook, Quora ficou conhecida após Barack Obama explicar sobre o acordo nuclear com o Irã em 2015 na plataforma, já que era usuário dela. Além do ex-presidente norte-americano, a rede é usada por outras celebridades, como Gloria Steinem, Stephen Fry, Hillary Clinton, Glenn Beck, Sheryl Sandberg, Vinod Khosla e Gillian Anderson.

O app tem versão em português, é bem simples de mexer e possui uma comunidade bem ativa. Mas ainda não tem uma página dedicada ao novo coronavírus.

Contudo, ele possui diversos conteúdos como música, séries, cinema, tecnologia, entre outros. Um dos temas mais interessantes para acompanhar são questões estrangeiros para brasileiros: “como é a vida no Brasil”, “quanto tempo em média vive um brasileiro” ou “onde é mais caro morar, SP ou RJ”?

Agora, se desejar informações em português sobre o Covid-19, nós publicamos uma coluna de dicas de apps com opções como o app Coronavírus SUS (antes Diário da Saúde), duas semanas atrás. Além disso, há reportagens diárias sobre o tema na newsletter de Mobile Time.