Infográfico navegável da OMS sobre o Covid-19 no mundo 

O governo brasileiro e do estado de São Paulo confirmaram na última terça-feira, 25, o primeiro caso de uma pessoa com novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Com isso, as correntes de como tratar e se comportar diante da doença chegaram aos grupos e usuários dos aplicativos de mensageria nesta quarta-feira, 26.

Entre alardes e fake news, antes de compartilhar qualquer informação, cartilha ou dado sobre o Covid-19, o ideal é buscar conhecimento em fontes oficiais. Há alguns apps de organizações que estão na linha de frente e que trazem dados recentes sobre a doença. Leia abaixo:

Open Who (Android, iOS)

Dedicado aos profissionais de saúde, este app da Organização Mundial da Saúde (OMS) traz alguns cursos dedicados sobre o combate ao vírus, são eles: “Infection, Prevention and Control for Covid-19”, “Nuevos virus respiratorios” e “eProtect Respiratory Infections”. Com versões em inglês, espanhol, francês e chinês, os cursos são abertos (qualquer pessoa pode fazer a qualquer momento), por vídeo e duram no máximo duas horas.

CDC TravWell (Android, iOS)

Criado pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, esse app é destinado para pessoas que farão viagens, pois ele apresenta informações sobre o status dos países em caso de epidemia ou pandemia. Dentro do aplicativo, o usuário seleciona a data de ida e de retorno, clica em “country info”, depois em “emergency numbers & travel health notices” e clica no nome do país. Em seguida, o TravWell mostra o atual nível de alerta do país. Exemplo: China está com o nível 3, vermelho, devido ao coronavírus; o Brasil está com nível 1, verde, devido à dengue. Todo em inglês, o app permite ainda que a pessoa monte uma lista com os remédios, documentos que precisa levar, além de vacinas que a pessoa precisa tomar antes de viajar para um determinado país.

Meu DigiSUS (Android, iOS)

O aplicativo do Ministério da Saúde do Brasil traz as informações mais recentes sobre o status do País no combate ao Covid-19. Basta clicar em mais notícias, que o app mostra as informações mais recentes sobre a doença. Além disso, o app também serve como carteirinha de saúde para usar a rede do SUS e permite acessar o seu registro vacinas, agendar atendimento em hospitais e ambulatórios, marcar retiradas de medicamento, doar sangue e acompanhar a fila de doação de transplante de órgão.

Diário da Saúde (Android, iOS)

Também desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o app mostra os sintomas que as pessoas próximas da região do usuário estão sentindo. Por exemplo, se marcar os sintomas da Covid-19 (falta de ar, febre e tosse) há poucas identificações na cidade de São Paulo. Praticamente uma para cada sintoma. Ainda assim, vale dizer que o app não identifica o tipo de doença atendida nas outras pessoas. Apenas sintomas.