Quem nunca ouviu que ‘o brasileiro precisa ser estudado pela Nasa’? E antes que venha a piada clássica, não, não é para ser estudado pela vilanesca Nazaré Tedesco e suas escadas da novela ‘Senhora do Destino’.
Agora você pode estudar e ganhar conhecimento com a Agência Espacial dos Estados Unidos por meio de seu app proprietário, o Nasa (Android, iOS). Embora o nome do app não seja nada muito original, o seu conteúdo é fantástico para qualquer fã de ciência e astronomia.
Tem:
Cronogramas dos próximos eventos, como o desembarque de uma nave da Space X da Estação Espacial Internacional que será na próxima quinta-feira, 22; as notícias mais recentes;
Vídeos explicativos, como uma edição sobre as fases da lua e séries sobre Steam e até desvendando mistérios das ciências com Bill Nye;
Podcasts como ‘Houston, we have a podcast’ que traz os bastidores centro de controle na cidade texana;
Detalhes de missões como Artemis II que será em abril de 2026 e servirá de testes para a Artemis III, que levará a primeira astronauta para a lua;
Oportunidades de visita, como os próximos lançamentos de foguetes no Cabo Canaveral, Flórida.
Ainda é possível colocar as imagens do dia como fundo de tela do celular. Todo dia, a Nasa coloca alguma foto histórica ou de extremo valor científico no app. Por exemplo, hoje a foto é do local de pouso da Ares 3 do filme ‘Perdido em Marte’. Lógico, o filme/livro de Andy Weir é uma ficção-científica. Mas o local é real e fica ao sul das crateras de Acidalia Planitia do planeta vermelho.
Funcionalidades 3D na Nasa
Mas o mais divertido é a parte de features que agrega as oportunidades de lançamentos, assim como materiais educativos em 3D sobre o sistema solar, uma simulação sobre a descida do robô Rover em Marte e até o que o telescópio Hubble fez no dia do seu aniversário e qual a imagem capturada – a minha era uma das fotos do Campo Ultra Profundo que analisa as partes mais profundas do universo e vê objetos em galáxias que foram criadas 600 milhões de anos após o Big Bang.
E sim, o app tem diversos modelos de realidade aumentada para qualquer pessoa, como foguetes, satélites, telescópios e planetas. Basta apontar para o chão, em um local bem iluminado para começar a viajar por Vênus ou Júpiter, por exemplo.
O lado ruim do app da Nasa é que ele está totalmente em inglês, a rádio Third Rock não está funcionando e tem alguns links quebrados em conteúdos, como ao clicar para ver o link original de uma foto. Mas isso não tira a experiência do app.
Imagem principal: reprodução de divulgação do app da Nasa (crédito: Nasa)