Tela do aplicativo PC Builder - Google Play

Acredito que muitos leitores do Mobile Time se identificarão com essa história. Uma das muitas tarefas que cresci fazendo e aprendendo foi a montagem de PCs. Fui um daqueles adolescentes que visitava as lojas na região da Santa Ifigênia, centro de São Paulo, atrás de peças para acelerar o desktop de casa – carinhosamente apelidado de “Lentium 100”.

Entre gritos de “consertamos controle remoto” das assistências técnicas ou “programas, jogos, filmes e séries” das ‘barraquinhas de CDs’, o bairro central, que é cortado por uma rua de nome homônimo, possui vários shoppings com pequenos estandes que vendem os insumos para montar ou atualizar um PC.

Ainda hoje há muitas lojas com insumos de PCs na Santa Ifigênia. Mas essas lojas perderam espaço para comerciantes de equipamento de luz, som e segurança nos últimos anos. O motivo dessa mudança foi o avanço dos marketplaces nesse mercado de peças de informática no Brasil.

Antigamente, era possível chegar no balcão de um desses vendedores e receber dicas de compra de: processador, memória, placa de vídeo, placa mãe ou kit multimídia. Fosse um PC para jogo, estudar ou trabalhar.

Atualmente, o e-commerce tirou esse contato entre cliente e vendedor, hoje é uma relação fria entre comprador e loja digital.

Lógico. Há diversos influenciadores e canais de vídeo no YouTube que fazem esse ‘serviço’. Mas, geralmente, esses profissionais atuam com interesse de marcas por trás ou atendem apenas um nicho de consumo (vide PC Gamers e designers). Além disso, há um volume assombroso de informações sobre computadores e vários fabricantes, o que dificulta montar um PC nos dias de hoje.

Por isso a dica de hoje é um app simples e com design tosco, mas que funciona muita bem. O PC Builder (Android) é simplesmente um comparador de preço e peças baseado em lojas, como a Amazon dos Estados Unidos. Mas o seu grande diferencial é que ele pode filtrar o tipo de peças por compatibilidade – em minha visão, a maior dificuldade para montar um computador.

Por exemplo: o usuário escolhe um processador dentro do seu orçamento. Na sequência, ao escolher placa mãe, placa de vídeo, SSD ou memória RAM, o consumidor ativa o filtro de compatibilidade e o app mostra apenas peças que funcionam com aquela CPU.

Por meio do app ainda é possível filtrar as peças por: preço, nota de análise nas lojas ou outros dados técnicos (como núcleo ou velocidade de processamento).

Após terminar uma configuração, o usuário pode salvar, editar, compartilhar a configuração desenhada. Também é possível criar outro rascunho para comparar a lista de peças e preços. Se desejar, pode clicar no link da peça e comprá-la no e-commerce norte-americano.

Também há um modo rápido de criação. Batizado de configuração automática (Automatic Build), a função lista as peças para montar PCs a partir das seguintes informações: tipo de processador, AMD ou Intel; tipo de soquete, AM4, TR4 ou STRX4; tipo de uso, trabalho ou gaming; tipo de armazenamento, HD ou SSD; e valor total do orçamento.

Totalmente em inglês, o PC Builder tem comparativo de preço em outras moedas, como libra, dólar canadense e rúpias. Mas não há alternativa em português ou comparativo de preço em real com a Amazon do Brasil.

Em resumo, o aplicativo não é o ideal para transações no País (dólar comercial de hoje, R$ 5,40 com alta de 1,5%). Mas é uma ótima alternativa para buscar informações e saber quais peças o consumidor pode procurar nos e-commerces brasileiros para montar ou atualizar seu computador.