Pinguim

Vem chegando o final do ano e as pessoas começam a se organizar para viagens, na esperança de dias melhores e do retorno das atividades habituais. O setor do turismo brasileiro nutre igualmente essa expectativa, uma vez que o acumulado de suas receitas caiu para R$ 6 bilhões em 2020, ante R$ 15 bilhões do ano anterior. Os dados são do anuário 2021 da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

A entidade acredita em “demanda represada disposta a viajar” a partir de uma condição sanitária mais favorável no País: “É um mercado com muitos eventos adiados e não eliminados dos calendários bem como uma evidente necessidade de preparar o setor para um retorno rápido e em grandes proporções, de forma segura e com qualidade, tão logo seja conquistada a segurança sanitária que impede essa explosão”, diz trecho de relatório recente da Braztoa.

A Braztoa aponta uma “necessidade de qualificação nas ferramentas tecnológicas para atender o novo cliente” que passou a estar mais conectado e exigente e para “qualificar o setor e evitar imprevistos e eventos negativos”, como uma possível “saturação do setor”.

Uma ferramenta recente que tive acesso é o Pinguim (Android, iOS) uma rede social para viagens (Social Travel Network, no original em inglês). Essa plataforma funciona com indicações de locais, pacotes e ofertas de viagens. A partir de um algoritmo que analisa os gostos do usuário, como opção por gastronomia, trilha, faixa etária, campo, praia e até se viaja em família, casal ou sozinho.

Pinguim é um app interessante, uma vez que ele traz um compêndio de ofertas. Se procurar por um lugar ou clicar em uma promoção, é possível salvá-la como um dos locais favoritos que planeja ir. O card da cidade apresenta ainda uma breve descrição.

Com formato similar às redes imagéticas, o usuário pode seguir outras pessoas com gostos similares e até encontrar parceiros para viagens, o que pode ser útil se você conseguir sublimar os potenciais riscos, não é mesmo? Um exemplo que dou são os usuários que estão se organizando para assistir à final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras no Uruguai.