O Badoo (Android, iOS) é uma mídia social de relacionamentos. Nascida em 2006, atualmente conta com 433 milhões de usuários, cuja média de idade está entre 20 e 40 anos, e está presente em 190 países e em 47 idiomas. Desenvolvida pelo russo Andrey Andreev, tem um escritório em Londres e outro em Moscou. No Brasil, Badoo apresenta crescimento em usuários diários (DAUs, na sigla em inglês) de 13,5% e de usuários mensais (MAUs, na sigla em inglês)de 13,1%,na comparação com um ano atrás. Mobile Time conversou com o CMO do Badoo, Dominic Gallello, que disse que o País é um dos mercados mais importantes da empresa e merece uma atenção maior.

Dominic Gallello é CMO do Badoo

“O Brasil é um dos mercados mais importantes para a gente. Não apenas em termos de escala, mas também pela cultura dos brasileiros de serem abertos e profundamente engajados no nosso produto. Há milhões de pessoas em todo o País das quais queremos nos aproximar. Ainda estamos estudando a melhor maneira de estruturar nossa presença no Brasil, mas de seis meses a um ano pretendemos marcar mais presença no País, de forma mais relevante. Queremos ter certeza de que a comunidade brasileira terá voz na estratégia de marketing global da empresa”, disse Gallello.

Mudança

Em junho passado, o Badoo promoveu uma mudança em seu logo e iniciou uma campanha para mudar a forma como seus usuários se expressam no app. A proposta era dar início a um movimento de fazer as pessoas serem mais honestas umas com as outras e fugir da foto perfeita e do perfil pouco sincero. O coração, ao lado do nome da marca, ganhou um sorriso que, para o CMO, expressa uma conexão mais verdadeira entre as pessoas. “Demos voz ao coração”.

“Do ponto de vista de marketing, queremos estimular que as pessoas sejam mais ‘reais’. Queremos que nossos usuários possam se expressar de forma autêntica. Quando perguntamos às pessoas o que elas estão procurando, elas não querem um perfil ideal de Instagram, mas sim alguém que as veja como elas são”, resumiu Gallello. “Assim, passamos a estimular nossos usuários a se apresentarem como eles realmente são.”

Logo antes e depois do reposicionamento da marca: sorriso no coração para dar voz

Para isso, o Badoo inseriu sugestões de perguntas para incrementar o perfil do usuário e que revelam algo sobre a pessoa mais do que uma ótima foto.

Os chats também ganharam o mesmo recurso, com sugestões de perguntas para o usuário iniciar um bate-papo com alguém. Assim, ao invés de simplesmente colocar ‘olá’, o app sugere perguntas que possam mostrar mais da personalidade do usuário, como ‘o que te faz rir?’ ou ‘qual seria o título do capítulo atual da sua vida?’

“Estimulamos o encontro honesto entre pessoas. Não é apenas um site de namoro, mas um site que conecta pessoas e estimula esse encontro no mundo real. São questões que revelam algo sobre a pessoa”, completou o CMO. Para a empresa, não é à toa que o aplicativo tem, todos os dias, uma média de 13 mil desligamentos de pessoas que se conectam via mídia social e vão continuar o relacionamento no mundo real.