O governo da China confirmou a retirada de três aplicativos chineses listados em bolsas dos EUA das lojas de apps do País nas últimas 24 horas. O app da DiDi Chuxing foi o primeiro a ser tirado do ar, após ordem do Escritório de Revisão de Cibersegurança no último domingo, 4.

Nesta segunda-feira, 5, o regulador bloqueou dos marketplaces os aplicativos das empresas de fretamento Full Truck e Kanzhun, de recrutamento de pessoal.

O avanço contra DiDi começou no último dia 2 de junho após o lançamento de uma análise feita pelo órgão. No domingo, o regulador informou, após essa averiguação, que o aplicativo da DiDi teria violado o regulamento da coleta de dados de usuários. Desse modo, o app foi enquadrado na Lei de Segurança do país e precisou ser retirado das lojas.

No caso de Full Truck e Kanzhun, o Escritório de Cibersegurança informa que os apps foram retirados para interromper o cadastro de novos usuários, enquanto passam por avaliação similar àquela feita contra a DiDi.

Note-se que DiDi e as outras duas empresas receberam investimento do fundo Vision do SoftBank. Como resultado das medidas do governo chinês, o banco de investimento japonês teve queda de 5,5% em suas ações no pregão da Bolsa de Tóquio nesta segunda-feira, 5. A empresa chinesa entrou há pouco menos de um mês com pedido de oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) nos Estados Unidos,foi avaliada recentemente em US$ 62 bilhões e pode ter avaliação de US$ 100 bilhões após IPO.

Vale lembrar que o avanço do governo chinês contra grandes empresas de tecnologia do país não é novidade. Na virada do ano, o regulador avançou com investigações contra a Ant, o braço financeiro da Tencent.