Antena

As operadoras AT&T e Verizon concordaram em instalar filtros em 50 aeroportos dos Estados Unidos para possibilitar o funcionamento do 5G sem risco de interferência ao sistema aéreo. Em comunicado divulgado na última sexta-feira, 7, a FAA – órgão norte-americano similar à ANAC – confirmou a iniciativa com a lista dos locais que terão o buffer.

“A agência adotou os pedidos da comunidade da aviação que propuseram zonas com filtros que podem ajudar a reduzir o risco de interferência”, explica em nota o regulador, além de dizer que levou em conta volume de tráfego, número de dias com baixa visualização e localização dos aeroportos.

Os filtros devem estar instalados até o dia 19 de janeiro, quando AT&T e Verizon começam a ligar o 5G na frequência da Banda C (3,7 GHZ).

Assim como noticiado por Mobile Time, o FAA lembrou que as operadoras se comprometeram a deixar a rede de quinta geração desligada por seis meses até fazerem outros ajustes que reduzam o potencial de interferência em instrumentos de aeronaves, como os altímetros que são usados para aterrissagem com baixa visibilidade.