A Twilio disponibilizou globalmente a integração ao RCS para seus 350 mil clientes ativos a partir desta terça-feira, 26. O lançamento acontece um ano após o lançamento da versão beta com as APIs de envio de mensagens e de verificação de identidade.
Em junho, a companhia adiantou durante o SIGNAL São Paulo que o RCS chegaria nos próximos meses.
Por meio da plataforma e das APIs da companhia, os consumidores poderão usar SMS e RCS em uma integração única e sem necessidade de codificação, assim como usar outros canais, como WhatsApp e MMS. No dashboard da Twilio, a configuração é simples e tem gerenciamento automático de operadora.
As principais vantagens do RCS são:
- Mensagens de marca com até 160 caracteres sem custo adicional e a possibilidade de incluir logotipos, slogans e verificação de remetente confiável pelo Google;
- Conteúdo rico e recursos interativos, como botões para call-to-action, carrosséis interativos e compartilhamento de localização;
- Fallback de SMS, ou seja, se o RCS estiver indisponível para envio de mensagem ao consumidor final há o envio de SMS como resguardo.
Atualmente, o RCS está disponível em 20 países e com 55 operadoras no mundo. Ele funciona tanto para Android quanto para iOS (a partir da versão 18,5). Durante o Super Bots Experience 2025 na última semana, o head de RCS for Business do Google para o Sul da América Latina, Kaio Marin, confirmou que o serviço está disponível para 135 milhões de pessoas no Brasil.
Casos de uso com RCS da Twilio
A Twilio considera o movimento como o seu maior passo em negócios de mensageria, desde o lançamento do SMS. Entre exemplos de casos de uso estão o envio de mensagens de vendas e promoções, lembrança de eventos agendados, alertas de fraude e suporte em delivery.
A Fresha (Android, iOS) é uma das empresas que utilizou o RCS no último ano. Neste período, a plataforma de beleza e bem-estar obteve:
- Taxa de entrega de 99%;
- 41% de taxa de leitura em mensagens de agendamento;
- Incremento de 6% nos agendamentos de clientes;
- Aumento de 7% nas avaliações dos clientes e de 5% em gorjetas para os parceiros contratados.
Imagem principal: Tela com exemplo de RCS (divulgação)