A TIC Educação aponta que 96% das escolas do Brasil possuem acesso à internet. Destaque para o crescimento de 23 p.p. nas escolas municipais entre 2020 e 2024, saltando de 71% para 94% e naquelas localizadas em áreas rurais, passando de 54% para 89% em quatro anos. Entre as escolas com conexão, 88% têm internet em sala de aula, um incremento de 20 p.p na comparação com 2020.
No entanto, o índice de alunos com acesso à internet nas escolas municipais ainda é baixo (60%) se comparado com aquele das estaduais (91%) ou particulares (76%).
Vale registrar aqui um declínio do acesso à internet nas escolas particulares de 6 pontos percentuais entre 2022 (82%) e 2024 (76%).
“Esse acesso tem se disseminado de forma bastante intensa e significativa especialmente em localidades onde antes a gente observava menor capacidade de conectividade, como nas escolas municipais”, comentou Daniela Costa, coordenadora da pesquisa TIC Educação. Em 2020, 71% das escolas municipais possuíam acesso à internet e, em 2024, essa proporção passou para 94%, e nas escolas rurais a proporção de acesso à internet passou de 52% para 89%.
“A sala de aula tem sido um espaço onde a internet tem chegado com mais intensidade. Observamos que, entre 2020 e 2024, houve um crescimento da disponibilidade de acesso à internet de 68% para 88%. Em compensação, se há mais presença da internet em sala de aula, a disponibilidade de seu uso pelos alunos é menor. Ainda que tenha havido crescimento nessa proporção entre 2020 para 2022 de 51% para 63%, desde 2022 o dado está estável”, avaliou.
As escolas particulares vinham apresentando uma proporção alta de possibilidade de acesso à internet em sala de aula desde 2020 (87%), passando para 91% em 2024. As escolas públicas, ao contrário, tiveram um aumento acelerado em quatro anos, passando de 60% a 88% nas escolas municipais e 63% a 86% nas estaduais – chegando próximo das escolas particulares.
Ao fechar o foco desse acesso à internet para os alunos em escolas públicas, vê-se uma tendência de crescimento. No entanto, entre as escolas particulares, a tendência é de redução dessa disponibilidade. Entre 2020 e 2024 a proporção passou de 70% para 52%, Já entre as escolas municipais o número foi de 43% para 63% e, nas estaduais, de 50% para 73% em quatro anos.
O estudo aponta ainda que a proporção de escolas com acesso à internet e computadores para uso dos alunos ficou estável entre 2020 e 2024, indo de 60% para 59%. Entre as escolas em áreas rurais os números diminuíram – de 36% em 2020 para 28%.
Uso de celulares pelos alunos nas escolas
Costa afirma que ainda não é possível visualizar na pesquisa o impacto da Lei 15.100 que proíbe o uso de telefones celulares nas escolas. “Mas os dados refletem esse debate que estava sendo realizado antes mesmo da promulgação da lei e das práticas que estavam sendo realizadas, inclusive com restrição desses dispositivos digitais”, contou. A pesquisa foi realizada entre agosto de 2024 e março de 2025 e a lei foi promulgada em janeiro de 2025. “Os dados refletem o período de transição e de adaptação das instituições o antes e o depois da lei”, comentou.
A porcentagem de alunos que acessavam a internet na escola por meio de telefone celular pessoal passou de 55% em 2022 para 45% em 2024. Nas escolas municipais, essa proporção diminuiu de 32% para 20% no mesmo período, e, nas escolas particulares, de 64% para 46%.
Em 2022, 77% dos alunos disseram acessar a internet na escola e, em 2024, 75% disseram realizar esse tipo de acesso.
A maior diferença é vista nas escolas rurais. Em 2022, 63% dos alunos acessavam a internet na escola e, dois anos depois, 50%.
Metodologia da TIC Educação
O estudo fez 10.756 entrevistas com gestores de escolas (954), coordenadores (864), professores (1.462) e alunos (7.476) entre agosto de 2024 e março de 2025. E a coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas presenciais.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA