O Mercado Livre tem uma vasta diversidade de aplicações de inteligência artificial em produção criadas pelo seu time de 20 mil desenvolvedores. De provador virtual a detector de fraudes, passando por um agente de IA para atendimento de vendedores e uma ferramenta de geração de imagens para anúncios, a companhia vem continuamente experimentando novas ferramentas com inteligência artificial, relata o diretor de engenharia do Mercado Livre, Daniel Ambrosio, em conversa com Mobile Time.
Uma das mais bem sucedidas até agora é o Verdi, um agente de IA treinado para o atendimento aos vendedores. Ele tem autonomia para interpretar o que vendedor precisa e recomendar alguma ação para melhorar as vendas e a taxa de conversão. O Verdi consegue analisar a qualidade dos anúncios, rotular produtos automaticamente e até tirar dúvidas complexas sobre impostos no caso da Argentina e do México, primeiros mercados para os quais foi treinado com as leis tributárias locais.
O Verdi também é usado para sugerir respostas para dúvidas dos compradores, tendo como base o histórico de interações de cada vendedor com seu público dentro do Mercado Livre. 10% das mediações já são feitas de forma autônoma pelo Verdi. E seu NPS é melhor que o do atendimento humano, afirma Ambrosio.
Geração de imagens, provador virtual, detector de fraudes e escrita de código
Outra ferramenta recente é a geração de imagens com IA generativa dentro do editor de imagens do Mercado Livre. Um vendedor de roupas pode enviar uma foto de uma blusa e gerar uma imagem para que apareça vestida no corpo de uma modelo, por exemplo. Ou um vendedor de sofá pode gerar uma imagem em que o móvel apareça em uma sala decorada. Mais de 1 milhão de imagens já foram criadas com essa ferramenta dentro do Mercado Livre.
Para vendedores de batom, o marketplace disponibilizou um provador virtual, para que o consumidor possa ver como cada cor fica em seus lábios, a partir de uma imagem captada pela câmera do seu smartphone.
O Mercado Livre também usa IA para detectar fraudes em anúncios. Milhões são analisados diariamente e a acurácia da ferramenta é de quase 99%.
Os desenvolvedores da companhia estão usando IA generativa na programação. De acordo com o diretor, 20% do código escrito no Mercado Livre passa por IA antes de entrar em produção.
AI Commerce
Um próximo passo em estudo é melhorar as páginas dos lojistas no Mercado Livre para serem mais facilmente encontradas e recomendadas pelos robôs de IA generativa, como o ChatGPT e o Gemini. É um trabalho similar ao do SEO para ferramentas de busca.
“Estamos testando qual a melhor forma para montar a página para a indexação por esses robôs. Como devem ser estruturadas e quais informações botamos para o agente entender que é uma página relevante e recomendá-la? É algo superembrionário e que estamos experimentando”, comenta Ambrosio.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA