A Memed, empresa fornecedora de solução de prescrição médica eletrônica, agora permite o envio de receita médica por RCS com integração à Google Wallet. Ou seja, o paciente recebe a receita em seu smartphone por mensagem RCS e, através de um botão na própria mensagem, salva o documento na carteira do Google, o que facilita seu acesso mais tarde quando for comprar o remédio em uma farmácia. A solução foi desenvolvida pela Ótima Digital e é o primeiro case no Brasil de integração entre RCS e Google Wallet (Android).

A jornada para o médico usuário da Memed continua a mesma. Ao concluir a prescrição, ele escolhe o canal através do qual vai compartilhá-la com o paciente: email, WhatsApp ou SMS. No caso do SMS, se o aparelho e a operadora do destinatário forem compatíveis, a mensagem vai por RCS, já com a opção de salvar na carteira. Foi feita uma prova de conceito em setembro, e os resultados foram positivos: 50% da base engajou com as mensagens e 10% salvaram a receita na Google Wallet.

“Os resultados da PoC têm sido consistentes e promissores. As taxas de abertura observadas reforçam que o RCS entrega uma experiência diferenciada, mais engajante para o paciente e eficiente para a jornada de cuidado. Além disso, conseguimos validar a viabilidade técnica da integração direta entre RCS e Carteira do Google, uma inovação inédita no setor de saúde. Esses resultados confirmam o potencial do canal e sustentam nossa posição como parceiro estratégico do Google em iniciativas de transformação digital na saúde”, relata Gláucia Sayuri Miyazaki, Chief Product Officer da Memed, em resposta a Mobile Time.

Google Wallet e RCS: outros casos de uso

O CRO e CXO da Ótima Digital, Marcos Guerra, vislumbra diversos casos de uso integrando RCS com a carteira do Google. Ele cita o envio de ingressos, vouchers e boletos, ou qualquer outro documento com QR code ou código de barras que requeira uma apresentação presencial.

“Isso diminui a dependência de apps separados. A partir do momento que a pessoa recebe o documento por RCS, não precisa entrar em outros apps. É uma experiência mais fluida e passa toda a confiança e segurança da Google Wallet. Tem criptografia e biometria. Centraliza-se tudo em um lugar único, em ambiente controlado”, argumenta Guerra, em conversa com Mobile Time.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!