A Infobip está integrando agentes de inteligência artificial a todo o seu portfólio de produtos, seguindo sua estratégia de se tornar uma empresa “AI-first”. De acordo com Giovanna Dominiquini, diretora de vendas da companhia na América do Sul, a empresa contará com um hub de agentes de IA, um conceito que envolve colocar a IA diretamente em seus produtos. Essa estratégia da empresa envolve:

  1. Evolução de chatbots para agentes com objetivos, ou seja, o robô não é um simples respondedor, mas um serviço que aprende continuamente e possui um resultado fixo esperado, como resolver um problema, aquecer um lead ou efetivar uma venda;
  2. A orquestração e comunicação dos agentes de IA entre si;
  3. A unificação da plataforma da Infobip em uma única solução com voz, chat e automação, um hub de IA.

“O meu objetivo para esse ano é consolidar a Infobip como uma empresa que entrega comunicação com base em IA. Já fazemos isso ao orquestrar, comunicar e construir bots em IA generativa. Mas esse é o ano da nossa consolidação”, disse Dominiquini. “Queremos trazer experiências personalizadas que são essenciais para as marcas e consolidar a Infobip como uma empresa AI-First”, completou.

Para isso, a Infobip mudou para um novo escritório na região da Avenida Luiz Carlos Berrini em São Paulo que terá capacidade para 34 pessoas, a maioria profissionais de marketing e vendas. O hub da empresa no Brasil segue em Curitiba, em um escritório que possui 100 pessoas das áreas de suporte, administração e parte da equipe de vendas. Parte da estratégia da empresa com o novo local é se aproximar de seu ecossistema, mas também contratar mais profissionais ao longo do ano.

Caio Borges, country manager da Infobip no Brasil, explicou que a inclusão de IA nos produtos permitirá a orquestração de chatbots e soluções em uma única plataforma, e fará toda a parte processual. Contudo, os modelos de negócios e a evolução desse empacotamento de soluções serão feitos no decorrer de 2026.

Um exemplo de empresa que já utiliza a novidade é a Klubi (AndroidiOS). Segundo os executivos da Infobip, a empresa de consórcios digitalizados utiliza a estrutura da fornecedora para combinar o uso de robôs de voz e texto com humanos para fazer atendimento de clientes, dar suporte técnico e concretizar a compra na jornada de conversação. Com este formato, a Klubi obteve 400% de aumento na conversão de leads de vendas e, atualmente, apenas 4% das vendas são feitas por humanos. A esmagadora maioria são realizadas por robôs.

Vale dizer, a Klubi não demitiu a sua equipe de atendimento com este resultado, mas a transformou em treinadores de agentes.

WhatsApp na Infobip

Infobip

Caio Borges, country manager da Infobip no Brasil (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

Dentro desta estratégia de unificação, o WhatsApp é um dos principais canais de comunicação da companhia, que está completando 20 anos em 2026. A diretora de vendas aposta principalmente em 2026 no avanço do WhatsApp Calling localmente. A solução de ligação para empresas no mensageiro, que foi liberada no meio do ano passado para todas as companhias, terá na Infobip alguém que integra e orquestra voz, chat e automação.

Com WhatsApp Calling, o cliente liga para a empresa ou aceita receber a chamada e não precisa sair do WhatsApp. Isso pode ocorrer via escalada natural do chat, acesso via link, QR Code, site ou app. O objetivo do Calling é entregar uma jornada com menos atrito, mais confiança, maior taxa de resposta, seguro e com o humano no processo.

Segundo Dominiquini, as primeiras provas de conceito estão em desenvolvimento e devem ser lançadas no segundo trimestre de 2026. Neste momento, as experiências estão sendo construídas para empresas do segmento comercial e apenas com atendimento humano, mas a executiva confirma que seria possível colocar agentes de voz para efetuar o contato.

Além do Calling, Borges confirmou que o Pix no WhatsApp está começando a ganhar espaço e papel importante no operacional das empresas, em especial as varejistas, uma vez que a plataforma da Meta se torna um canal completo transacional.

Recordou que o primeiro caso de Pix no WhatsApp da Infobip foi com a VaiDeBus, que permite ao usuário fazer a recarga do seu cartão de transporte público em minutos no app de mensageria sem sair da janela de conversação. O country manager da companhia no Brasil também afirmou que a Klubi é outro exemplo que usa o Pix no WhatsApp em sua jornada de venda de consórcios, isto em integração com agentes de IA.

Resultados em 2025

Infobip

Janeth Rodriguez, vice-presidente da Infobip na América Latina (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

A vice-presidente de vendas da Infobip para a América Latina, Janeth Rodriguez, afirmou que a companhia está crescendo de forma exponencial. De acordo com a executiva, a região representou um crescimento sustentado de 30% dentro da empresa, a maior em crescimento global, superando a América do Norte, o seu principal mercado. Ao final do último ano, o mercado latino-americano representou 22% da receita total da empresa, atrás apenas da América do Norte, sendo que o Brasil é responsável por 60% do faturamento da região.

Em suas operações, a empresa registrou em sua plataforma 610 bilhões de interações globais em 2026. Destaca-se ainda o aumento de 277% em envio de mensagens RCS.

No Brasil, Borges evidenciou que o resultado foi puxado bastante pela ‘shopping season’, o período de fim de ano que envolve os meses de novembro e dezembro com as promoções de black friday, cyber monday e cyber week:

  • Na Cyber week, a semana de vendas na sequência da black Friday, a Infobip registrou 976,7 milhões de mensagens processadas em 2025 no Brasil, 72,8% mais que na data em 2024 e 8% do volume contabilizado pela Infobip no mundo, 12,2 bilhões de interações. SMS respondeu por 403 milhões de interações, quase o dobro das 245 milhões de 2024. WhatsApp saltou de 54 milhões para 109 milhões de interações, o dobro (109%). E-mail quase triplicou (176%), de 13 milhões para 36 milhões. Destaca-se ainda o RCS que mais que dobrou de 1,5 milhão para 3,2 milhões de interações;
  • Na Cyber monday, a segunda-feira sequente à black friday, a companhia registrou 256 milhões de mensagens no Brasil, 51,5% mais que 2024 e 7,53% do total global (3,4 bilhões) de interações. Por canal, o SMS liderou com 97,5 milhões de interações em 2025, incremento de 39% contra 70 milhões do ano anterior. O WhatsApp gerou 38 milhões de interações, alta de 80% contra 21 milhões na data em 2024. E o e-mail praticamente dobrou, de 5,4 milhões para 9,6 milhões;
  • Na Black Friday, considerando o período no mês de novembro, 335 milhões de mensagens foram processadas em 2025, um aumento de 86,5% contra 2024 e uma representação de 8,60% da taxa global (3,9 bilhões de mensagens). O volume em SMS praticamente dobrou, de 77,8 milhões para 140 milhões. O WhatsApp teve uma representação similar, de 18 milhões para 36 milhões. E-mail quase triplicou, de 5,2 milhões para 13,1 milhões. E o RCS mais que triplicou, de 633 mil para 2,2 milhões.

O country manager da Infobip credita esse movimento ao fato de as empresas passarem a considerar não apenas a finalização da compra, mas a jornada completa do cliente. Isso inclui envio de mensagens de aquecimento de lead, oportunidades de enviar cupons de desconto para evitar abandono de carrinho, mensagens de segurança (2FA, OTP) e atualização de rastreio de compra, assim como disparos de campanhas mais assertivas ao cliente.

Imagem principal: Símbolo de comemoração de dez anos da Infobip no Brasil em seu novo escritório na cidade de São Paulo (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!