O Whatsapp é um sucesso no Brasil. O País ocupa o segundo lugar no ranking com mais usuários no mundo. São 99 milhões, segundo dados do site eMarketer. Diante de tanta popularidade, usar o aplicativo é algo que faz parte da rotina, seja para manter contato com colegas do trabalho, da escola ou amigos.

Lançado em 2009, o WhatsApp habilitou a função áudio em 2013. A novidade divide opiniões até hoje. Há os que mandam áudios para tudo e há os que odeiam esse tipo de mensagem.

Em uma pesquisa feita pela Exame em parceria com a MindMiners, 56% das pessoas gostam e preferem mandar áudios, junto com 57% que gostam de recebê-los. Por outro lado, o texto ainda parece se sobressair: 80% apontaram as mensagens tradicionais como meio de comunicação preferencial.

Para os que não são fãs dos áudios, a ferramenta lançou a aceleração em maio deste ano. Mais recentemente, anunciou uma nova funcionalidade, ainda sem data para lançamento, que é a transcrição das mensagens de voz. Ou seja, os áudios poderão ser transformados em textos.

Independentemente do formato de preferência, cabe destacar que o que determina se é melhor um áudio ou texto é o momento. Cada ocasião pede um formato diferente. Quando você está na rua, com as mãos ocupadas, por exemplo, o áudio é a melhor opção. Já existem outras situações, que pedem alguma privacidade, que é melhor escrever.

No entanto, o que mais chama atenção é que estamos cada vez tendo menos contato pessoal. Esse tipo de tecnologia de mensagem é muito bom, promove muita facilidade, mas às vezes, é importante ligar. Uma ligação rápida economiza horas de trocas de mensagens e ainda evita certas confusões de interpretação.

Apesar da pandemia, em tantas outras ocasiões, o olho no olho também faz diferença. Os encontros presenciais não devem ser evitados para sempre. A tecnologia tem que ser utilizada a nosso favor, mas não podemos ficar reféns dela.

Do lado das empresas, o WhatsApp precisa ser utilizado com inteligência. Ele pode facilitar a comunicação entre as equipes e até mesmo com os clientes. As contas comerciais do aplicativo permitem, inclusive, a automatização de mensagens, fazendo com que os robôs façam o atendimento inicial e os humanos só entrem na conversa depois que é feita uma triagem. O lado bom é que o cliente passa a ter atendimento do jeito e na hora que preferir.

As empresas também percebem os benefícios. Além de reduzir custos com a equipe, conseguem oferecer um atendimento mais padronizado, com foco nas soluções de problemas simples. É possível tirar dúvidas frequentes e promover uma significativa melhoria na experiência do cliente.

Contudo, assim como para o uso pessoal do aplicativo, bom senso é a palavra de ordem. Cada situação demanda uma abordagem e um formato diferente. Vale a pena prestar atenção nisso para fazer um melhor uso da ferramenta na vida e nos negócios.