Agora que o serviço móvel 5G faz parte do mainstream, muitos provedores estão se perguntando qual será o seu real impacto na oferta de serviços de tecnologia, e tentam identificar quais oferecem valor no mundo real. Bilhões de dispositivos 5G vão gerar um enorme volume de novos dados, inovadoras maneiras de resolver desafios e oportunidades de crescimento ainda inimagináveis. Na verdade, tudo está pronto para mudar: produtos, serviços, negócios e modelos operacionais.

Mas como a crescente adoção do 5G vai transformar a oferta e modelos de serviços de tecnologia, e como os provedores estão se preparando para atender a essas demandas, sendo que algumas ainda nem são conhecidas?

Especialistas da área de TI indicam que a cloud computing e a edge computing serão as arquiteturas mais impactadas, com um efeito cascata que vai impulsionar diversos sistemas, aplicações e serviços, com a conectividade 5G transferindo dados com muito mais rapidez. Assim, provedores de serviços de nuvem poderão entregar mais eficiência e agilidade.

Como 5G, nuvem e edge estão interligados

De acordo com o relatório mais recente da IoT Analytics, o número de dispositivos conectados da Internet das Coisas (IoT) chegou a 12,3 bilhões no ano passado e deve ultrapassar 27 bilhões de conexões até 2025.

Como a conexão 5G suporta até 1 milhão de dispositivos por quilômetro quadrado, potencialmente abre caminho para a Massive IoT, com um crescimento considerável no tráfego de dados.

É neste cenário que os especialistas em serviços de TI acreditam que haverá uma grande convergência entre 5G, nuvem e edge. Ao entregar com mais agilidade e processar os dados mais próximos de onde são produzidos e consumidos, o resultado será a oferta de desempenho e processamento aprimorados. Equipes poderão gerenciar a infraestrutura com mais assertividade e otimizar as aplicações atendidas pela rede.

Segurança também precisa se adaptar

Outro serviço de TI altamente impactado pela chegada da tecnologia 5G é a segurança, com os novos ambientes conectados. O maior desafio será o crescimento repentino e exponencial da superfície de ataque devido à rápida expansão de dispositivos IoT e da edge computing. Com literalmente bilhões de dispositivos IoT interconectados em um ambiente de edge, qualquer dispositivo pode se tornar o elo mais fraco da cadeia de segurança e expor toda a empresa a riscos. Enfrentar esse desafio exigirá algumas mudanças fundamentais na forma como pensamos sobre rede e segurança.

Como esses recursos de computação baseados em edge serão altamente distribuídos, eles precisarão ser interconectados usando aplicativos de nível empresarial e conexões de alta velocidade para garantir que os enormes volumes de dados, fluxos de trabalho e transações que eles criarão sejam rastreados e analisados ??em tempo real, com sério impacto em como dispositivos, dados, aplicativos e fluxos de trabalho serão gerenciados, além de como eles se conectam a redes tradicionais e baseadas em nuvem.

Além disso, muitas redes estão atualmente fazendo a transição do 4G para 5G. Isso significa que as vulnerabilidades que existem nas redes 4G serão transferidas para as redes 5G enquanto durar o período de transição, o que exigirá maior especialização dos provedores de serviços de suporte de TI.

Mas, ao final, desafios existem para serem superados e não existe a mínima dúvida das vantagens da inovadora conectividade 5G.