A personalização dos serviços de pagamento deixou de ser tendência para se tornar uma estratégia imprescindível. Impulsionadas por soluções como Banking as a Service (BaaS), open finance e inteligência artificial, instituições financeiras e fintechs estão remodelando seus produtos para atender às preferências individuais dos consumidores com agilidade, conveniência e identidade própria.
A chamada hiperpersonalização responde a um comportamento cada vez mais evidente: consumidores esperam produtos e serviços que se adaptem às suas necessidades e não o contrário. Para isso, é essencial interpretar, com inteligência, dados disponíveis sobre hábitos de consumo e jornada financeira. Mais do que resolver problemas pontuais, a personalização permite agregar valor à experiência do cliente, com soluções desenhadas para o seu perfil e estilo de vida.
Nesse contexto, o cartão de crédito assume um papel central. Com sistemas nativos em nuvem, emissores podem acessar em tempo real dados como localização da compra, canal (físico ou digital), categoria do estabelecimento e ticket médio. E, com base nessas informações, construir ofertas personalizadas, como datas móveis de vencimento, faturas ajustadas à rotina do cliente, programas de fidelidade específicos, milhas e cashback adaptados a cada perfil de uso.
Essa demanda já se reflete no comportamento do consumidor. Estudo da Accenture indica que 36% dos brasileiros gostariam que seus bancos usassem inteligência artificial para oferecer serviços personalizados com base em seus dados. Já um levantamento da Visa mostra que 75% dos consumidores usam dois ou mais cartões de crédito, por certo para encontrarem vantagens que atendam melhor às suas preferências individuais.
Na prática, diversos exemplos já mostram como a personalização tem sido aplicada com sucesso. Um deles é a Hotmart, plataforma de criação e venda de conteúdo digital. Muitos de seus criadores de conteúdo enfrentavam bloqueios ao investir em mídia digital com cartões tradicionais, devido às regras genéricas de prevenção à fraude. A solução foi o desenvolvimento de um cartão personalizado, parametrizado pela própria empresa, que permite não apenas o recebimento de vendas, mas também o uso desses recursos sem restrições. Isso aumenta a liberdade dos criadores e gera fidelização e novas receitas com as transações.
Outro exemplo é a Nomad, que inicialmente oferecia um cartão internacional emitido por um banco americano, sem cobrança de IOF. Ao mapear toda a jornada do cliente, a empresa lançou também um cartão doméstico no Brasil, com benefícios como reserva de veículos e acesso especial a consulados para quem precisa tirar visto. A proposta é clara: criar valor em todas as etapas da experiência do usuário, não apenas no momento da compra.
Parcerias entre fintechs e grandes instituições financeiras também ilustram a força dessa estratégia. É o caso de cartões B2B2C voltados a empresas que desejam oferecer soluções de pagamento personalizadas a seus clientes. Com tecnologia embarcada e time to market reduzido, o banco consegue atender nichos específicos sem comprometer sua estrutura tradicional. Nesse modelo, fintechs funcionam como verdadeiros laboratórios de inovação para os incumbentes.
Essa complementaridade entre bancos e fintechs, aliás, vem se consolidando como um novo modelo operacional. Enquanto os bancos oferecem solidez, escala e base de clientes, as fintechs trazem inovação, agilidade e foco em jornadas específicas. Ao unirem forças, essas instituições conseguem acelerar o lançamento de produtos personalizados, testando soluções em segmentos estratégicos com menor risco e maior aderência.
A personalização, especialmente no universo dos cartões de crédito, está deixando de ser diferencial competitivo para se tornar pré-requisito. Em um ambiente de múltiplas opções e consumidores cada vez mais exigentes, fideliza quem entrega relevância, praticidade e valor sob medida. A tecnologia é o meio, mas o foco permanece o mesmo: entender o cliente, antecipar suas necessidades e oferecer uma experiência genuinamente conectada ao seu modo de vida.