Não é novidade que os produtos caminham para a comoditização, e que os negócios digitais baseados em e-commerce (ou plataformas) estão com o relógio em contagem regressiva.

Financiamento, comodidade e agilidade são moedas desde o carnê das Casas Bahia.

A diferença é que aquilo que anunciávamos há anos virou realidade.

Hiperpersonalização, retorno imediato, coleta e processamento de dados em escala já são o presente e com a popularização das IAs, o que antes se modelava em plataforma hoje já não é suficiente.

Sabe aquele consultor de e-commerce com discurso dos anos 1990?

Infelizmente ele não vai te ajudar. Vai te quebrar. Isso porque a solução não está mais no digital, uma vez que o digital já está consolidado. A receita agora vem de outras frentes: crédito, acesso, facilidade, disponibilidade, order bumps, ofertas inteligentes, entre outras. Então, o que vale ressaltar aqui é que:

– Encurtar cadeias será importante;
– Mapear logística será crucial e;
– Saber trabalhar dados será essencial.

Vejo um futuro em que plataformas digitais se regionalizam para continuar relevantes, atuando com inteligência por geolocalização.

Enfim, a pergunta que deixo aqui é… Estamos prontos?

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!