O CEO da Alphabet e Google, Sundar Pichai, prometeu concentrar os esforços de sua companhia em inteligência artificial e no comércio via YouTube. Durante conferência para apresentar os resultados financeiros do quatro trimestre e do ano de 2021, Pichai afirmou que 2022 será vital para avanços nessas duas frentes.

“Nós estamos investindo profundamente em inteligência artificial e aplicando essa tecnologia na companhia, mas principalmente no motor de buscas”, disse Pichai. “Investimentos em IA serão chave e continuarão a dar melhorias em interfaces conversacionais, como a nossa assistente (virtual)”, completou.

Deu como exemplo de avanço com IA o uso de algoritmos multimodais que ajudam a selecionar melhor a busca sobre vacinas e em breve apresentará novos modos de busca por imagem, que combinará figuras e palavras simultaneamente.

Por sua vez, Philip Schindler, CBO da companhia, ressaltou que a inteligência artificial trouxe melhorias na área de publicidade, com automações que facilitam o desenvolvimento de campanhas de publicidade, como o smart bidding.

YouTube

No YouTube, Pichai quer avançar no uso deste espaço para comércio. O executivo ressalta que há muito a fazer na plataforma, seja na atração de mais usuários e conteúdo para a plataforma até transformá-la em algo atrativo para estabelecimentos comerciais.

“Os criadores serão uma parte integral de todas as experiências comerciais que pensamos no YouTube. Tem toda uma camada de oportunidades, mas é tudo muito incipiente”, completou.

O CEO afirmou ainda que vê várias oportunidades de novos serviços e conteúdos no YouTube, como podcasts, jogos, esportes e educação. A empolgação de Pichar acontece pelos números recentes do YouTube que apresentou na reunião:

– 5 trilhões de visualizações em vídeos do YouTube Shorts acumulados desde seu lançamento;

– Média diária de 15 bilhões de visualizações no Shorts por dia;

– A quantidade de criadores de conteúdo que ganham mais de US$ 10 mil por ano subiu 40% em 2021.

Pelo comercial, o CEO explicou que há muitos projetos piloto em desenvolvimento, como creator tagging program, que permite aos espectadores verem produtos que estão marcados para comprar durante o vídeo, live shopping com marcas Wal-Mart e Target e feeds de produtos em vídeos de react.

Outras apostas

Pichai apontou ainda como oportunidades futuras para a companhia a realidade aumentada em computação e serviços como Maps, YouTube e Google Meet. Outra tecnologia que olha é blockchain, como criar produtos em nuvem baseados em blockchain.

Paralelamente, ainda ressaltou o avanço do Google Cloud e seus serviços que são baseados em inteligência artificial. Nesta área de negócios, a Alphabet registrou um aumento de 65% em contratações acima de US$ 1 bilhão no último ano.