Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mandarina

O Google está testando produtos de inteligência artificial (IA) baseados em chat, além de um formato alternativo de pesquisa, com destaque para perguntas e respostas, escritas de forma mais “humanizada”. Entre os serviços sendo testados, está um chatbot, chamado Apprentice Bard, que utiliza a tecnologia de conversação do Google, Language Model for Dialogue Applications (LaMDA), ou Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo.

O chatbot funciona como ChatGPT, da OpenAI, segundo fontes, documentos e imagens vistas pela CNBC. O usuário faz uma pergunta, recebe uma resposta e depois dá um feedback sobre a resposta. O Apprentice Bard consegue responder perguntas relacionadas a eventos recentes, algo que o ChatGPT não é capaz atualmente. Pelos relatos de funcionários, as suas respostas têm se tornado mais avançadas nas últimas semanas.

A companhia também está testando uma alternativa à tradicional página do seu serviço de busca, com um destaque para um formato de perguntas e respostas. Uma das imagens vistas pelo veículo mostra a página inicial do buscador com cinco perguntas potenciais logo abaixo da barra da pesquisa, no lugar do “Estou com sorte” atual. Também há um pequeno logo de chat ao lado direito da barra de pesquisa.

Na página dos resultados da pesquisa, respostas humanizadas aparecem logo abaixo da barra de pesquisa, seguidas por sugestões de perguntas relacionadas à busca inicial. Mais embaixo, estão os resultados como aparecem hoje, com links e chamadas.

Não se sabe o que pode acabar sendo lançado oficialmente, mas a companhia deu sinais de que algo pode ser lançado este ano. Em reunião feita com todos os funcionários, em dezembro de 2022, o chefe de IA do Google, Jeff Dean, disse que a companhia está agindo de uma forma mais conservadora do que uma pequena startup, pois sua reputação corre mais risco, se os serviços fornecerem informações incorretas.