O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, confirmou que estão desenvolvendo agentes de inteligência artificial voltadas aos negócios por meio do WhatsApp (Android, iOS) e do Messenger (Android, iOS). Durante o Meta Conversations, evento organizado pela companhia nesta terça-feira, 1º, o executivo afirmou que a Business AI surge para ampliar as capacidades de pequenas empresas em vendas e suporte.

“Isso vai ser realmente um grande impacto. Nos próximos anos, como acontece com todas as empresas hoje em dia com endereços de e-mail, contas de mídia social e sites, você terá um agente comercial de IA para entregar o conteúdo que existe no seu perfil do Facebook, Instagram e WhatsApp, para criar facilmente agentes, tornando-os uma verdadeira extensão da sua equipe”, disse Zuckerberg por vídeo no evento em Miami, Estados Unidos.

Em seu começo, a Business AI da Meta permitirá que empresas respondam com inteligência artificial a perguntas de clientes e façam suporte , tudo em tempo real, a qualquer hora e em qualquer dia da semana – com transbordo para o atendimento humano, quando necessário.

O CEO confirmou que a solução começa a chegar inicialmente no México e nas Filipinas e posteriormente em outros países.

Meta propõe integração

L'Oreal, Meta

Chief Digital and Marketing Officer da L’Oreal, Asmita Dubey, apresenta usa assistente de IA (reprodução: Meta Conversations)

Zuckerberg disse ainda que a companhia está preparando uma nova forma de navegação, ao integrar a Business AI diretamente com o site de e-commerce. Essa tecnologia permitirá que uma empresa use agentes de vendas e envie mensagens diretamente pelo site para recomendar produtos ou facilitar as vendas.

Atualmente, esta solução está em testes com algumas empresas. Um exemplo de marca que está testando é a L’Oreal. A Chief Digital and Marketing Officer da empresa de cosméticos, Asmita Dubey, disse que está usando uma espécie de assistente pessoal de beleza em seu site nos EUA e direciona o consumidor para comprar em sites como Target e Amazon.

Com mais de meio bilhão de mensagens, a assistente chegará em breve ao WhatsApp nos EUA.

Vale dizer, a Meta está apostando pesado no crescimento do WhatsApp no território norte-americano. Na abertura de seu discurso, Zuckerberg afirmou que o app “está bombando” com 100 milhões de usuários atualmente. No mundo, o app tem 3 bilhões.

Super Bots Experience

Os impactos da IA agêntica no mercado de bots serão tema do painel de abertura do Super Bots Experience & Forum de Autoatendimento Digital 2025, evento organizado por Mobile Time que acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto, no WTC, em São Paulo. A programação atualizada e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br

Imagem principal: Mark Zuckerberg, CEO da Meta, apresentando as inovações em IA no WhatsApp (reprodução: Meta Conversations)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!