A Sinch, plataforma de comunicações em nuvem, anunciou seus resultados financeiros de 2022, nesta quinta-feira, 2. A companhia registrou um lucro bruto de 8,8 bilhões de coroas suecas (US$ 837 milhões), um aumento de 124%, em comparação com o ano anterior. Na América Latina, o Brasil foi o país que mais contribuiu com vendas líquidas.

As vendas líquidas na América do Norte e América Latina alcançaram 16,5 bilhões de coroas suecas (US$ 1,6 bilhão) em 2022, um crescimento de 139% ano contra ano, em relação às 6,9 bilhões de coroas suecas (US$ 653 milhões), registradas em 2021.

Vale dizer, as vendas líquidas por região são baseadas no local sede do cliente e não necessariamente onde o tráfego é gerado ou finalizado. Um cliente da América do Norte pode gerar receita relacionada ao tráfego enviado de uma afiliada europeia para clientes em outras partes do mundo, por exemplo.

Desde junho de 2022, a estratégia da companhia vem sendo favorecer controle de custos, melhora na liquidez e priorização do crescimento rentável, segundo Johan Hedberg, presidente e CEO interino. Na avaliação dele, houve melhorias no controle de custos e no fluxo de caixa, mas levará mais tempo para aumentar a taxa de crescimento orgânico.

Apesar das perspectivas macroeconômicas incertas, a Sinch continuará a priorizar rentabilidade e a liquidez, de acordo com Hedberg, que não espera uma melhora imediata na taxa de crescimento.

O CEO disse que o programa de redução de custos está abrindo espaço para mais investimentos. O objetivo é impulsionar o cross-selling entre áreas de produtos e criar ofertas mais coesas e atraentes para os desenvolvedores de software. A Sinch tem mais de 150 mil clientes em todo o mundo, mas a maioria deles utiliza um único produto ou canal de comunicação.