Vendas online, aplicativo e geração de leads foram, nesta ordem, os objetivos de marketing que concentraram o maior número de empresas mais digitais do Brasil. Os dados são da nova edição do gMaturity, índice do Google que mede o grau de maturidade digital de grandes empresas no País. A Magalu, entre as três companhias no topo do ranking, atingiu nota máxima no app.

A nova edição do gMaturity mostrou que seis em cada dez empresas alcançaram, em 2022, estágios mais avançados de maturidade digital. Esta também é a primeira vez que o número de empresas com maior grau de maturidade digital superou o de empresas com menor grau.

O índice tem como base informações de mais de 100 empresas, no Brasil, coletadas nas plataformas de publicidade do Google, entre 1º de janeiro e 16 de dezembro de 2022. Ele está categorizado em quatro estágios, que indicam a maturidade das companhias, em ordem crescente: Nascente, Emergente, Conectado e Multimomento.

No início da análise, em janeiro, a maioria das companhias (58%) era classificada como Emergente. Já em dezembro de 2022, a maior concentração de empresas ficou no nível Conectado – seis em cada dez (63%) companhias estavam nele, em comparação com 41%, no começo do ano.

Gráfico mostra a transição das grandes companhias do Brasil de Emergentes para Conectadas (Crédito: reprodução)

As indústrias de mobilidade, serviços, bens de consumo e educação foram as que apresentaram maior evolução em maturidade digital em 2022. Já os setores de finanças e varejo, que apresentaram menor crescimento no índice, já se destacavam pelo alto grau alcançado em anos anteriores, mantendo as indústrias mais bem ranqueadas.

Para Rodrigo Carvalho, head de mensuração do Google Brasil e responsável pelo gMaturity, os resultados da edição de 2022 mostraram um maior investimento das grandes companhias brasileiras no digital, que foi uma forma de contornar os desafios impostos pelas incertezas econômicas no cenário pós-pandemia.

Metodologia

O gMaturity é um modelo que permite avaliar a maturidade digital de empresas por meio do levantamento automático de mais de 50 sinais dentro das plataformas de publicidade, incluindo formatos usados, tipos de lances e audiências, criativos, mensuração de campanhas e automação de processos de marketing. O índice nasceu após um estudo feito em 2018 pelo Google e Boston Consulting Group (BCG), no Brasil e na Europa, estabelecendo as etapas que grandes empresas deveriam percorrer para alcançar a maturidade digital.