A Uber (Android, iOS) perdeu uma apelação em uma ação trabalhista no Tribunal Federal da Suíça nesta sexta-feira, 3, e segue com as atividades suspensas em Genebra. A companhia entrou com um pedido contra o Tribunal Cantonal de Genebra que considerou que os motoristas associados são trabalhadores e não parceiros da plataforma.

A empresa apelou à Suprema Corte alegando que a decisão da Justiça regional era arbitrária. Por sua vez, o Tribunal Federal não viu arbitrariedade na ação que atinge e impede a atuação dos serviços de carona na cidade.

No caso do Uber Eats, a Corte suspendeu a decisão local, pois não enxergou uso de “alocação de pessoal”, quando há uma relação tripartite de trabalho, neste caso, entre Uber, restaurante e entregador.

Com as decisões, a companhia precisa reconhecer o vínculo trabalhista para o motorista da Uber se desejar voltar a atuar em Genebra. Como resultado do revés suíço, a companhia terminou o dia com queda de 2,38% no valor da ação, que ficou avaliada em US$ 24,15 na bolsa de Nova Iorque, Estados Unidos.

Até o final desta sexta-feira, a Uber não se posicionou sobre a decisão em seus canais oficiais.