Yuri Fiaschi, vice-presidente da Infobip (Crédito: divulgação/Infobip)

Voice bots, FedNow, avanços no Pix com mensageria, 5G e até Metaverso estão no radar do futuro da Infobip, como revelou Yuri Fiaschi, vice-presidente de negócios e parcerias estratégias da empresa, em conversa recente com Mobile Time. “O digital precisa falar com o físico. Na hora que começamos a trazer os dois juntos, tem o Metaverso. Nós, da Infobip, queremos atuar para entregar o físico no digital”, diz o executivo, ao completar que a empresa já começa a testar aplicações para esta nova fronteira da tecnologia.

“Queremos sair da linha de ser um simples videogame no Metaverso. Entender como conectar as plataformas e passar os bancos de dados com as informações fluidas e estruturadas dentro do Metaverso: esse é o desafio que testamos e que estamos aprendendo como expandir”, explica, ao lembrar que os testes são B2B e B2C.

Assim como acontece com a omnicanalidade, que precisa de fluidez e resolução na comunicação da empresa com o usuário, a comunicação no Metaverso “não pode ser standalone”, explica Fiaschi.

Voice Bots

Em um cenário mais próximo, o VP da Infobip vê a voz como uma tendência nos Estados Unidos (que tem o Google Duplex, tecnologia de linguagem natural, em pleno uso). Neste momento, Fiaschi não enxerga um player fazendo algo diferenciado, mas um desenvolvimento passo a passo da tecnologia e uso em atendimento e varejo, como aconteceu nos chatbots por textos.

FedNow e Pix

O executivo da plataforma de comunicação como serviço (CPaaS) global relatou que o sistema de pagamento instantâneo dos Estados Unidos, o FedNow, está no radar da empresa, assim como “a integração do Pix com outros sistemas de mensageria”, como o WhatsApp. Nos dois casos, Fiaschi fez questão de lembrar que a Infobip será sempre “um enabler que está por trás” das operações financeiras.

Essa aposta da companhia acontece principalmente pelo caso de sucesso no sistema financeiro brasileiro: “Black Friday e feriados são similares no Brasil e nos EUA, portanto, o crescimento é similar. E, acima de tudo, tem um orgulho bem forte de como mercados mais maduros têm olhado o Brasil, principalmente fintechs e techfins. O País entrou em um radar interessante, é um celeiro de novas ideias”, diz.

5G e M&A

Na quinta geração da Internet móvel, o VP da Infobib explica que o “5G tem uma tendência de trazer coisas novas”, como a Internet das Coisas. Mas também possibilita avanços em outras apostas da empresa, como a omnicanalidade, que pode trazer “novas experiências e necessidades” do consumidor, como o próprio Metaverso.

Neste cenário, Fiaschi reconhece que há espaço para mais fusões e aquisições da Infobip, desde que abra “expansão de mercado” e traga “melhora da tecnologia” da empresa. Deu como exemplo duas aquisições recentes: a compra da israelense OpenMarket (soluções móveis da Amdocs) por US$ 300 milhões e da norte-americana Pearless (VoiP).