Crédito da imagem: reprodução do blog do WhatsApp

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira, 3, o lançamento global do recurso “Comunidades”, menos para o Brasil, que deve receber a novidade somente em 2023, conforme já havia sido informado previamente. Ao longo dos últimos meses a novidade foi testada com 50 organizações em 15 países. 

Cada comunidade pode ser constituída por um conjunto de grupos de WhatsApp. Uma empresa, por exemplo, pode criar uma comunidade e, dentro dela, inserir grupos por departamentos ou projetos. Um condomínio, uma torcida de futebol, uma família, um partido político são outros exemplos de possíveis temas de comunidades que podem conter vários grupos.

Dentro de cada comunidade, o administrador pode mandar mensagens para todos os participantes; apagar mensagens específicas; ou excluir quem infringir regras de convívio.

Em seu blog oficial, o WhatsApp explica o propósito do novo recurso: “Com as Comunidades, nosso objetivo é melhorar a forma como as organizações se comunicam com um nível de privacidade e segurança jamais visto. As alternativas atualmente disponíveis exigem que apps ou empresas de software guardem uma cópia das mensagens dessas organizações. Acreditamos que elas merecem o nível mais alto de segurança com a criptografia de ponta a ponta.”

Grupos de 1.024 pessoas

O WhatsApp anunciou também a ampliação do limite de participantes de um grupo, que agora é de 1.024, quatro vezes mais que o limite até então, de 256. Outras novidades são a possibilidade de realizar videochamada com até 32 participantes; o compartilhamento de arquivos de até 2 GB; a criação de pesquisas dentro de conversas; e a reação de mensagens com emojis.