A Claro anunciou nesta quinta-feira, 4, uma parceria com a OpenAI para levar o ChatGPT (AndroidiOS) a seus clientes. No acordo, que é o primeiro do gênero da empresa de inteligência artificial com uma operadora brasileira, o objetivo é atingir tanto usuários da rede fixa quanto da rede móvel.

“O grande uso da IA é a IA generativa e quem é o mais marcante é a OpenAI com o ChatGPT. É uma parceria para os próximos anos para tornar a vida mais divertida e produtiva em cima da conectividade da Claro, fixa ou móvel”, disse o CEO da operadora, Rodrigo Marques.

Na oferta, os consumidores que assinarem o Claro Multi, ou seja, o combo com banda larga fixa, móvel e Claro tv+, terão quatro meses de acesso gratuito ao ChatGPT Plus, a versão paga do app da OpenAI que permite acesso aos modelos de linguagem mais recentes e utilização ilimitada do Sora para geração de vídeos.

De acordo com Marcio Carvalho, CMO da operadora, após os quatro meses de degustação, o consumidor da operadora poderá assinar o ChatGPT diretamente com a OpenAI ou via loja de apps. Ou seja, a Claro não faturará os novos assinantes via billing.

OpenAI no Claro móvel

Especificamente para clientes móveis, a companhia dará uma franquia adicional de Internet (Extraplay) para os usuários acessarem o app de IA. Com isso, ao recarregar R$ 30 no pré-pago, o cliente recebe 15 GB de Internet, sendo 12 GB para navegação e 3 GB dedicados ao ChatGPT e YouTube. No plano controle o adicional é de 5 GB para ChatGPT e redes sociais e nos pós-pago a partir de 25 GB.

Carvalho reforçou que a oferta não é um zero rating. Atualmente, o WhatsApp é o único app de terceiros com zero rating dentro do portfólio de serviço de valor adicionado (SVA) da operadora.

“Essa colaboração com a Claro vai permitir que mais brasileiros se beneficiem da tecnologia e resolvam problemas no dia a dia. São mais de 50 milhões de usuários todos os meses e 140 milhões de mensagens trocadas por dia entre brasileiros e o ChatGPT”, relatou por vídeo Nicolas Andrade, diretor de relações institucionais da OpenAI na América Latina.

A relação entre OpenAI e Claro é exclusiva durante o período promocional, ou seja, a Claro não pode negociar com nenhum outro player de IA e a OpenAI não pode fechar contrato com outras operadoras. Mas a Claro não quer ficar apenas com a parceria comercial.

IA no backoffice

Claro

CMO da operadora, Marcio Carvalho (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

Marques afirmou que a ideia é que a parceria seja “de longo prazo” e com isso querem evoluir para relações que tragam o uso interno: “A cultura das duas empresas é duradoura”, disse o CEO.

O executivo afirmou que, dentro da operadora, há uma discussão em como usar a IA da OpenAI para aumentar a produtividade e que isso está em seu cronograma. Mas ressaltou que a cultura da Claro em usar a IA como parte de sua inovação não é de hoje.

“Nós discutimos o uso de IA internamente e para os clientes há muito tempo. Por exemplo, o Claro Box TV usa IA, tem um algoritmo de recomendação de conteúdo feito pelo BeON. Começamos com um IA de terceiros, mas desligamos esse ano uma proprietária feita dentro da Claro”, completou.

Imagem principal, da esq. para dir.: CMO da Claro, Marcio Carvalho e CEO da operadora, Rodrigo Marques (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!