A queda do WhatsApp nesta segunda-feira, 4, foi o principal assunto nos corredores do Congresso Nacional. Pelo Twitter, parlamentares da oposição usaram seus perfis para ironizar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus correligionários. “Ao impedir Bolsonaro e seus capangas de espalhar fake news, a queda do WhatsApp já fez mais pelo combate à pandemia do que o governo em quase 2 anos” afirmou o deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), relator do PL 2630, o chamado Projeto das Fake News.

Alexandre Padilha (PT/SP) também fez um comentário similar: “Bolsonaristas estão há quase 4 horas sem espalhar fake news. Mark (Zuckerberg) já fez mais pela democracia no Brasil do que Guedes fez pela economia brasileira”, escreveu. Na mesma linha, Erika Kokay (PT/DF) disparou: “A democracia brasileira está há quase duas horas respirando um pouquinho de paz. Dizem que o presidente está perdido, sem saber o que fazer nesta segunda! #contemironia”.

O deputado e líder da Minoria na Câmara, Marcelo Freixo (PSB/RJ), também provocou o presidente: “O desgoverno Bolsonaro não aguenta tanto tempo sem o WhatsApp”, escreveu.

Migração para o Telegram

O presidente nunca negou que sempre foi um forte usuário das redes sociais. Com a queda do WhatsApp desta segunda, Jair Bolsonaro aproveitou para divulgar sua conta no Telegram. “Muitas redes sociais encontram-se com instabilidade constante, siga-nos no nosso canal do Telegram”, publicou Bolsonaro no Twitter. Seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (sem partido), publicou mensagem parecida com a do pai poucos minutos antes. “WhatsApp caiu? Faça parte do meu canal do Telegram e não perca nenhuma notícia”, escreveu Flávio.

A chapa do presidente da República está sendo investigada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), suspeita de contratar um esquema pelo WhatsApp, em 2018, que disseminou notícias fraudulentas e ataques às instituições. O presidente também é alvo de investigação no chamado inquérito das fake news, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), por dar declarações baseadas em informações falsas a respeito da fraudes em eleições.