A queda do trio WhatsApp, Facebook e Instagram provocou instabilidade também em outros serviços digitais e até nas redes de telefonia móvel, reportam consumidores na Internet. Sem poder se comunicar através dos três apps mais populares do Brasil, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps, a população recorreu a outros canais como o Telegram e as chamadas telefônicas. O problema é que isso gerou uma sobrecarga nesses serviços, provocando instabilidade. Mobile Time coletou relatos de diversas pessoas que tiveram dificuldade, ao longo da tarde desta segunda-feira, 3, de usar o Telegram e de fazer ligações pelo celular.

Consultadas por Mobile Time, as operadoras, contudo, negam que tenha havido falha generalizada em seus serviços.

 

 

Exemplos de reclamações de consumidores no Twitter sobre problemas com as redes móveis nesta segunda-feira, 3

Análise

O impacto causado em outros serviços confirma a dependência do Brasil em relação ao WhatsApp. O app é responsável por boa parte da comunicação no dia a dia da população. Por sinal, 62% dos usuários do WhatsApp afirmaram, na última pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, que realizam mais chamadas de voz pelo app de mensageria que pelo plano de minutos de sua operadora móvel. Logo, quando o WhatsApp sai do ar, ele gera um aumento súbito de demanda de outros apps e serviços de comunicação, que não estão preparados para atendê-la.