O Mercado Pago (Android, iOS) lançou nesta terça-feira, 6, um modelo de score de crédito transparente para o consumidor. A ferramenta faz isso por meio de dados e do assistente pessoal com inteligência artificial dentro da jornada de seu aplicativo.
Inicialmente, a ferramenta de score é baseada em modelos de machine learning e dados proprietários do ecossistema do banco digital do Mercado Livre, mas também usa informações de birôs externos de concessão de crédito e do open finance, já que, dos seus 72 milhões de clientes do Mercado Pago, 13 milhões aderiram ao sistema financeiro aberto.
Com isso, a financeira pode analisar mais de 2 mil variáveis e dar a seus consumidores mais clareza sobre os fatores que influenciam a sua pontuação, que pode variar de 0 a 1 mil pontos.
A ideia do Mercado Pago é que a ferramenta de score de crédito apresente um acompanhamento contínuo ao usuário por meio da jornada do app, em um formato que vale para qualquer pessoa, desde o tomador de crédito de primeira viagem até clientes com histórico antigo no ecossistema do Mercado Livre.
Crédito e educação além do Mercado Pago
Na ferramenta, a fintech quer mostrar ao correntista quais ações podem ser feitas para tomar crédito com mais qualidade. Inclusive, o banco trará o seu Assistente Pessoal com IA para ajudar o consumidor nesta jornada, ao guiá-lo com dicas assertivas e relevantes à sua realidade financeira – algo que será feito por meio do histórico de interações e comportamentos do consumidor.
Importante lembrar, o Mercado Pago não é o único banco a trazer clareza em seu score e concessão de crédito. O banco Inter (Android, iOS) lançou no começo do último mês de dezembro o Meu Crédito, uma funcionalidade de gestão, controle e educação financeira na jornada de seu app que hoje traz informações sobre o score de crédito, mas pretende avançar para uma ferramenta de centralização de gestão financeira e de crédito para o consumidor.

