A Nestlé lançou nesta quinta-feira, 6, o Ecobot, um robô de conversação para WhatsApp que traz dicas sobre descarte de material reciclável. Por meio do bot, o usuário recebe informações sobre: materiais que podem ser reciclados, os locais corretos para descarte e como descartar o lixo doméstico apropriadamente.

Feito com apoio de Facebook, Take e Triciclos, o Ecobot funciona em uma janela de diálogo do mensageiro. Para acessar o bot, o usuário deve adicionar o seguinte número à sua lista de contato: (11) 99714-0849. Em seguida, a pessoa deve enviar uma mensagem ao robô (“olá”, por exemplo).

Após o primeiro contato, o bot pede a data de nascimento do usuário. Depois de preencher a informação solicitada, o robô mostra um menu com três opções para tirar dúvidas: ‘como descartar’, ‘onde descartar’ e ‘é ou não reciclável’. O usuário deve escolher um dos três para o bot mostrar informações e esclarecimentos em textos ou links.

A iniciativa é parte da ação RE da Nestlé, que busca repensar (daí o RE) as operações da companhia alimentícia, como melhor eficiência operacional e sustentabilidade em suas embalagens.