O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou, nesta quinta-feira, 6, que o 5G deverá injetar na economia brasileira cerca de R$ 3 trilhões nas próximas décadas. Faria foi entrevistado na live Diálogos Conexis Brasil Digital, que discutiu as perspectivas para o setor com a chegada da tecnologia.

Ao explicar de que forma acredita que esses recursos vão alavancar a economia do País, Faria exemplificou com o agronegócio, que tem a expectativa de crescimento de 20% ao ano com o investimento em IoT. “Na agricultura, teremos uma economia de 90% da quantidade de uso de fertilizantes e pesticidas, por exemplo. Com o IoT, não haverá desperdícios, só vão utilizar material onde for necessário. Ou seja, além de economizar dinheiro, também haverá preservação do meio ambiente”, disse.

Faria reforçou ainda que a prioridade total do governo é direcionar os fundos do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) para as áreas rurais, além de conexão nas escolas. “Quanto mais elevarmos a infraestrutura e aumentarmos a conectividade, mais vamos atrair investimentos estrangeiros, por isso a celeridade”, explicou. Entretanto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou, em março passado, o repasse de R$ 3,5 bilhões do Fust para garantir serviços de Internet nas escolas públicas. O veto foi derrubado pelo Congresso Nacional.

Perguntado como o governo pretende distribuir os recursos do leilão de 5G, o ministro apontou que a intenção é, em primeiro lugar, levar o 4G para cidades acima de 600 habitantes, além de Internet a 10 milhões de pessoas na região Norte, e também investir na rede privativa. “Em junho vou visitar a rede segura em Washington. Existem outras redes também na Alemanha e Finlândia. Será importante para que os serviços públicos possam se comunicar com segurança. É como ter dois telefones, um para o trabalho, outro para família e amigos, como se fosse um ramal diferente”, detalhou.