|Atualizado em 6 de junho, às 17h30, com a fala de Cesar Caseiro| Os clientes do Banco do Brasil agora podem contratar um empréstimo conversando com o assistente virtual da instituição financeira no WhatsApp (61-4004-0001).

O cliente precisa primeiramente se autenticar informando agência, conta, um código enviado por SMS ao seu celular e sua senha bancária (através de um link para uma página segura fora do WhatsApp). Depois, pode consultar o limite de empréstimo disponível para sua conta e simular a contratação, definindo a data de recebimento e a quantidade de parcelas. O assistente calcula quanto sai cada parcela e a taxa de juros do empréstimo. A contratação pode ser concluída dentro do WhatsApp.

“É a solução na qual melhor fizemos o match da estratégia digital do BB com os dados que as conversas dos clientes nos entregam”, comenta Cesar Caseiro, gerente de assistentes virtuais do Banco do Brasil, em conversa com Mobile Time.

Inicialmente está disponível no WhatsApp o produto de crédito direto ao consumidor chamado ‘CDC Automático’, mas o banco promete levar para o app de mensageria todo o seu portfólio de empréstimos para pessoa física, informa Caseiro.

Análise

Os assistentes virtuais estão ficando cada vez mais sofisticados e capazes de realizar transações que demandam integrações complexas de backend. No setor financeiro, o Banco do Brasil tem se destacado em inovar na variedade de ações que seu assistente consegue fazer via WhatsApp. Foi o primeiro banco a permitir Pix por WhatsApp, solução com a qual venceu o Prêmio Seleção Mobile Time no voto popular em 2021, por exemplo. Foi também pioneiro em responder mensagens enviadas por áudio pelos consumidores e, mais recentemente, lançou informe de rendimentos para imposto de renda dentro do app. A contratação de empréstimo através do app de mensageria é mais uma inovação em sua lista.

Super Bots Experience

O Banco do Brasil participará de um painel sobre a experiência dos bancos com robôs de conversação no seminário Super Bots Experience, que acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto, no WTC, em São Paulo. A companhia será representada por Rafael Cavalcanti, seu gerente executivo de experiências digitais. Também está confirmado para o mesmo painel Vinicius Caridá, superintendente e head de Digital Customer Service do Itaú Unibanco. Mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br