Roberto Parizotti/Fotos Publicas

Manifestação dos motocicletas em São Paulo nesta quarta-feira,1º

Uma nova manifestação dos motociclistas dos aplicativos de delivery está sendo preparada para o próximo dia 14 de julho. A informação foi confirmada ao Mobile Time nesta segunda-feira, 6, pelo presidente do Sindicato dos Motociclistas de São Paulo (SindimotoSP), Gerson Silva.

De acordo com Silva, será uma manifestação em prol dos direitos dos entregadores. O líder sindical explicou que a movimentação pode ser cancelada, caso o 2º Tribunal Regional do Trabalho responda sobre a ação que a categoria move na Justiça.

“Teremos essa manifestação dia 14 de julho. Isso se não tiver resposta do Tribunal Regional do Trabalho. Pode ser que a resposta venha antes, talvez tenha (audiência por) videoconferência”, disse. “Não podemos deixar esfriar. É só uma manifestação. Mas acreditamos que será igual à paralisação (anterior) ou mais forte”.

Entre os direitos solicitados pelo SindimotoSP estão:

– Regulamentação da atividade econômica do motofrete;

– Legislação específica para a categoria;

– Direito à defesa nos casos de bloqueio e banimento do entregador da plataforma;

– Responsabilidade das empresas em fornecer EPIs para proteção contra o novo coronavírus;

– Melhores condições de pagamento e trabalho;

– Seguros de vida e acidentes bancados pelos apps;

– Garantia de direito celetista do trabalhador.

A manifestação está marcada para começar às 10h na porta do SindimotoSP, na Zona Sul da cidade. O trajeto será definido e informado para as autoridades de trânsito posteriormente. A expectativa de Silva é ter entre 1 mil e 3 mil motoboys na manifestação.

O presidente do sindicato disse também que manterá as atividades de manifestação na web com apoio do movimento #brequedosapps e do “Treta no Trampo”.

Dia 12 não é planejada pelo sindicato

Silva ainda explicou que a entidade de classe não tem relação com outras manifestações que estão sendo convocadas em grupos de WhatsApp para 12 de julho. A única manifestação que o SindimotoSP está apoiando é para o dia 14 de julho.

Outra voz da greve do dia 1º de julho, Paulo Lima, líder do movimento Entregadores Antifascistas, negou relação com as comunicações que chamam por nova paralisação no dia 12 de julho, em conversa com esta publicação na última sexta-feira, 3.

Em mensagens publicadas pelos Entregadores Antifascistas nas redes sociais, a única menção de greve é de apoio à pausa marcada pelos metroviários na próxima quarta-feira, 8. Ou seja, até o momento, os Entregadores Antifascistas não apoiam a nova manifestação sindical por enquanto.