Patricia Peck

CEO e fundadora do Peck Advogados, Patrícia Peck (Crédito: Juan Gasparin)

Uma das principais especialistas em direito digital no País, Patrícia Peck inaugurou um escritório de advocacia focado em direito digital e transformação digital. Batizado de Peck Advogados, a equipe começa com nove sócios, incluindo Peck, além de 115 funcionários entre advogados e profissionais de back-office.

Em conversa com Mobile Time na tarde desta sexta-feira, 6, Peck explica que a ideia de montar um escritório de direito focado em inovação e digitalização é atender as demandas de seus clientes.

“Vimos que o direito digital expandiu. Ele puxa mais questões trabalhistas é de M&A, por exemplo”, explicou a CEO e sócia-fundadora do escritório. “Estamos focando no direito da transformação digital nas áreas de saúde, financeiras, serviços e turismo. Queremos apoiar todas as empresas que precisam entender posições de propriedade intelectual, trabalho, cibersegurança e privacidade”, completou.

Com sede na região de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, o Peck Advogados começa com modelo de trabalho flex. Além disso, a operação do escritório tem presença em oito unidades da federação: São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraíba e Bahia.

“A nossa diferença é que somos o maior escritório com foco em inovação digital no Brasil. Quando comecei 20 anos atrás, era apenas eu e um estagiário. Ter uma banca com mais de 100 advogados é porque mudou o mercado e as regras de negócios. A pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV 2) acelerou isso”, afirmou Peck. “Fizemos trabalhos de apoio jurídico na área de telemedicina e auxiliamos as empresas na contratação por meio digital durante a pandemia. Tenho mais de 18 instituições de ensino como clientes. Menos da metade dessas instituições fazia trabalho de matrícula online antes da pandemia. Hoje, elas fazem tudo, da matrícula até a aula online”, explicou.

Estimativas

Com mais de 300 clientes em sua carteira, o escritório possui 42 clientes com o serviço de ‘DPO as a Service’, que consiste em um profissional que apoia as companhias na jornada de adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Esse time do Peck Advogados possui atualmente dez profissionais com especialidades em direito ou proteção cibernética.

“No trabalho do DPO as a Service, hoje nós vemos três setups básicos. O primeiro é a cultura de proteção de dados, o DPO se torna o ponto focal e centralizador da proteção de dados. A outra preocupação de imediato é a nomeação do DPO no site da empresa, sem isso a empresa pode ser multada. Depois, o DPO vai internamente criar o plano de ação, assessment (avaliar), fazer o inventário, documentação, inaugurar o comitê, e, eventualmente, conduzir análise em caso de incidente”, explicou.

Até o final de 2022, a expectativa é que 45% da receita do escritório seja puxada por novas regulamentações em temas como ética de dados, privacidade, LGPD, inteligência artificial, blockchain, propriedade intelectual, cibersegurança e crimes digitais.

“Nós estamos atendendo pedidos de clientes. Estamos trazendo um escritório com uma visão focada em inovação. Como clientes com projetos em IA que precisam fazer auditabilidade de algoritmo ante o Marco Legal de IA. Tem clientes preocupados com as tendências do marketing digital, como consentimento de compartilhamento de dados, profiling, anonimização”, explicou Peck.

Até o final deste ano, o escritório deve chegar a ter 135 profissionais. E, em 2022, a especialista projeta ao menos 155 funcionários. Completam a banca de sócios: Caroline Teófilo, Lorena Botelho, Letícia Málaga, Sandra Tomazi, Antonio Oliveira, Henrique Rocha, Leandro Bissoli e Marcelo Crespo. Mas, segundo Peck, outros sócios devem entrar.

Parcerias e internacionalização

Peck Advogados; Patrícia Peck

Os sócios: em pé – Leandro Bissoli, Marcelo Crespo, Letícia Málaga, Sandra Tomazi, Antonio Oliveira, Henrique Rocha. Sentadas – Lorena Botelho, Patricia Peck e Caroline Teófilo (Crédito: Juan Gasparin)

Nos planos do Peck Advogados também estão internacionalização e expansão das parcerias com consultorias de negócios e tecnologia. Das tratativas com outras empresas, o escritório tem parceria com a LegalScore para análise de riscos baseado em dados e algoritmos. Mas agora procura outras empresas para apoiá-los em riscos de TI, cibersegurança e compliance.

Em internacionalização, os planos são para 2023: “Hoje temos parcerias com escritório fora do Brasil, Espanha, Portugal e América Latina. Tenho rede de academia, indústria e rede hoteleira nessas regiões. Como estamos acima de 300 clientes, sendo 70 deles da lista de Maiores da Exame, tem tido cobrança para ter representação internacional. Portanto, teremos porta nos EUA e Europa. Ainda não sabemos qual será primeiro, mas será em 2023”, revelou.

Frentes de negócios

Outra novidade do Peck Advogados é trabalhar com fusões e aquisições. Liderada por Málaga, essa frente terá uma plataforma digital dedicada – ainda em desenvolvimento – de maneira que atenda os clientes de ponta a ponta, como análise de ativos digitais intangíveis, due diligence e compliance. Atualmente, a empresa utiliza ferramentas de Legal Data para fazer essas tarefas.

Outra área que deve avançar é Secondment, ou seja, internalização de advogado dentro de uma empresa.