Durante o recesso de fim de ano de Mobile Time, o mundo da tecnologia móvel teve novidades importantes de empresas de dentro e fora do Brasil. Selecionamos algumas delas como destaques para manter atualizado o nosso leitor. Novidades da BIA, nova empresa de IoT, chatbot, bot recepcionista, um novo rival para Apple e Google em marketplace de jogos e números do Amazon Alexa foram os destaques que procuramos recapitular.

Bradesco – O diretor executivo de canais digitais do Bradesco, Luca Cavalcanti, publicou em seu perfil no Linkedin que a assistente pessoal virtual do banco, BIA, atingiu 72 milhões de conversas acumuladas no final de dezembro. Vale lembrar que eram 44 milhões de interações até setembro de 2018.

Zenvia – A Zenvia, além de fazer o atendimento ao cliente, também cria robôs para fazer a recepção de uma empresa, igual a uma recepcionista. Ela é capaz de perguntar o nome da pessoa com quem deseja falar, e, em seguida, mostra foto, nome e cargo e o botão “avisar que chegou”, para alertar a pessoa. O bot foi adicionado a um totem na sede da Zenvia e em quatro meses obteve uma média de 200 atendimentos com nota de satisfação de 4,75, sendo que 5 é a nota máxima.

Epic Games – A Epic Games lançou sua própria loja de jogos no dia 31 de dezembro. O espaço começou com jogos de PC e Mac e com o Fortnite (Android, iOS) e podem ser baixados em seu site. Nota-se ainda que a companhia trabalha com um modelo de negócio que deixa o desenvolvedor ficar com 88% da receita, ante 70% dos formatos da App Store e da Google Play. ). A promessa da companhia é que nos próximos meses mais jogos de Android entrem na loja.

Amazon Alexa – Mais de 100 milhões de dispositivos com Amazon Alexa já foram vendidos. A informação foi confirmada por Dave Limp, vice-presidente sênior de dispositivos e serviços da Amazon ao site The Verge. Atualmente, 150 produtos (telas inteligentes e alto-falantes inteligentes) têm a Alexa embutida, e outros 28 mil equipamentos trabalham com o ecossistema que possui mais de 70 mil habilidades (“skills”).

Ford – A Ford apresentou no final de 2018 o seu conceito de fábrica do futuro, o Centro de Manufatura Avançada da Ford, em Redford, Estados Unidos. No local, que custou US$ 45 milhões, a montadora colocou 100 profissionais que passam a trabalhar com novas tecnologias para desenvolver carros, tais como: impressoras 3D para peças de carros e peças da fábrica; óculos de realidade virtual e realidade aumentada para simular e projetar linhas de montagem; e o uso e desenvolvimento de robôs colaborativos. Além disso, a companhia norte-americana confirmou que planeja seus primeiros automóveis com condução autônoma em 2021. Inicialmente, a demanda da Ford será trabalhar com empresas que oferecem carona compartilhada e serviço de delivery, como WalMart e Domino’s Pizza.

Trend Micro e Moxa – A empresa de segurança cibernética Trend Micro e a companhia de comunicação e redes Moxa anunciaram a criação de uma joint-venture, a TXOne Networks. Criada em 26 de dezembro, a companhia oferecerá soluções para a Internet das Coisas Industrial (IIoT). Na nova empresa serão produzidos gateways de segurança, agentes de endpoint e segmentação de rede para assegurar, controlar e prover visibilidade da tecnologia operacional e equipamentos.