O Status do WhatsApp (Android, iOS) ganhou uma série de funcionalidades e atualizações visuais que ampliam a ferramenta, inclusive com recursos de voz. Ao todo são cinco novidades que chegarão a todos os usuários do app de mensageria da Meta nas próximas semanas. São elas:

  1. Status com voz – O usuário poderá criar uma mensagem efêmera de voz de 30 segundos, inclusive para um público específico e mensagens mais pessoais;
  2. Seletor de público – Agora, o usuário poderá escolher quem verá os seus status. A mudança pode ser feita nas configurações de privacidade e, uma vez alteradas, o público mais recente será padrão para as próximas publicações;
  3. Reações aos status – Assim como acontece nas conversas, o usuário que vê o status de outra pessoa poderá reagir com um entre oito emojis pré-disponibilizados, além de responder nos formatos já disponíveis, como texto, mensagem de voz e figurinha.
  4. Círculos de status no perfil – Similar ao que existe no Instagram, o usuário pode criar um círculo com pessoas próximas e verá quando uma delas deixar um status com uma marcação diferente, inclusive na aba de conversas.
  5. Prévia de links – Ao adicionar um link em um status, uma prévia visual do conteúdo do link será mostrada para o usuário e aparecerá para as pessoas que a visualizam. A ideia da equipe do app é que o usuário/leitor saiba o que há naquele link antes de clicar, do mesmo modo que acontece nas conversas.

Segundo pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp é o aplicativo que 54% dos brasileiros abrem mais vezes por dia. Mas, o Instagram (35%) aparece à frente do WhatsApp (30%) como o app em que o usuário mais passa tempo diariamente. Vale lembrar que as mensagens efêmeras do Instagram (Stories) são um dos principais atrativos da rede social que também é da Meta.

Esta é a segunda grande atualização do WhatsApp em menos de um mês. No último dia 26 de janeiro, a companhia lançou o WhatsApp Comunidades no Brasil, uma ferramenta que permite enviar mensagens para 5 mil pessoas simultaneamente, além de criar grupos e canais em um espaço único.