A retenção de um aplicativo móvel é um dos maiores desafios de marcas e desenvolvedores ao redor do mundo. São poucos os apps que conseguem sobreviver em um smartphone uma semana depois de baixados. Para resistir, é preciso entregar algo de grande valor e ser frequentemente aberto pelo usuário. Em geral, aplicativos de mensageria são uma exceção, afinal, estimulam uma utilização constante, várias vezes ao dia. Mas nem eles estão imunes. A nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel passa a medir o grau de fidelidade e o risco de desinstalação dos quatro principais apps de mensagens usados no País: WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram e Telegram.

Primeiro, é preciso informar que as bases instaladas dos quatro apps são bastante diferentes. O WhatsApp está presente em 97% dos smartphones brasileiros. Em segundo lugar vem o Facebook Messenger (69%), seguido por Instagram (65%) e Telegram (13%).

Para os usuários dos apps, foi perguntada a frequência com a qual abrem cada um. A proporção que respondeu que abre todo dia ou quase todo dia foi considerada uma base “fiel”, ou seja, que dificilmente removerá o app de seu smartphone. Por outro lado, o percentual que disse nunca ou quase nunca abrir o app, é entendido como aquele com risco de desinstalá-lo em breve.

O WhatsApp tem o maior grau de fidelidade: 97% dos seus usuários abrem o app todo dia ou quase todo dia. O Instagram vem em segundo lugar (84%), seguido por Telegram (63%) e Messenger (62%).

Em termos de risco de desinstalação, o WhatsApp vence novamente, com o percentual mais baixo de todos: apenas 0,6% dos seus usuários declaram que nunca ou quase nunca o abrem. Em seguida vem o Instagram, com 3%. No caso do Messenger e do Telegram, por fim, ambos possuem 10% de suas bases de usuários sob risco. Este é o percentual que nunca ou quase nunca abrem esses apps. Trata-se, portanto, de um percentual mais de três vezes superior àquele do Instagram, e mais de dez vezes maior que o do WhatsApp.

O relatório integral da pesquisa está disponível para download gratuito aqui.