A ONG Visão Mundial criou um canal no WhatsApp para ajudar pessoas com crianças em casa a manter conversa com um profissional de psicologia, durante o isolamento social. Batizado de WhatsApp Ternura, o espaço conta com uma profissional que realiza os atendimentos, além de apoio de outras áreas da ONG para envio de mensagens diárias.

Gratuita, a solução criada esteve em período de testes no mês de abril com algumas famílias apoiadas pela instituição. Agora, em maio, o acesso ao canal foi liberado para usuários de todo o Brasil. Até o final do ano, o objetivo da ONG é que as 2 mil famílias brasileiras que atendem sejam alcançadas pelo menos uma vez através do WhatsApp Ternura.

A ideia do espaço é atender adultos que estão com angústia e que vivem com crianças em casa. As pessoas podem compartilhar seus sentimentos, fazer perguntas sobre emoções e comportamentos e receber dicas diárias de conviver neste tempo de pandemia do novo coronavírus.

Em resposta enviada ao Mobile Time, a Visão Mundial informou que o espaço é feito 100% por contato humano, devido à necessidade atender individualmente quem busca apoio. Eventualmente, a ONG considera automatizar algumas etapas do bot.

Uso

Para acessá-lo, o usuário deve cadastrar o número (11) 98810-0140 e enviar um simples “Olá”. Em seguida, uma ficha de cadastro será enviada e, após seu preenchimento, a pessoa receberá mensagens com dicas diárias e pode engajar em conversas com uma psicóloga contrata pela ONG.

O horário de contato para falar com a psicóloga é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. A ordem de atendimento é por mensagem enviada.