O Serpro deve focar seus esforços para cruzar as duas principais bases de dados biométricos que operam: a do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), respectivamente obtidas via título de eleitor e carteira nacional de habilitação. Durante o Mobi-ID, evento organizado por Mobile Time nesta terça-feira, 7, o gerente do departamento do Centro de Excelência em Análise de Dados e Inteligência Artificial do Serpro, Rodrigo Lima, afirmou que a integração das duas bases é uma prioridade para este ano, mas depende de muitas negociações entre as partes envolvidas.

A ideia da empresa de TI do governo federal é limpar a base de dados para ter informações mais assertivas. Isso passa por não apenas ter o aceite das duas instituições, mas também por ter uma base de dados deduplicadas, ou seja, sem cópias ou redundância nos dados: “Ou seja, eu preciso ter a garantia que o CPF da pessoa é o mesmo em todas as bases do governo”, explicou Lima.

“Temos uma base duplicada (Senatran) e outra que está sendo deduplicada (TSE). O objetivo no futuro é unir essas duas bases, mas depende de negociações com os donos das bases para cruzá-las. Em teoria isso é o mais fácil, mas depende de negócios. Preciso da autorização entre os entes para cruzar todo mundo e garantir que as pessoas sejam únicas entre todas as bases”, completou.

De acordo com o representante do Serpro, uma primeira conversa foi realizada com o TSE ainda em 2022, mas o tema precisa ser retomado em 2024, devido às mudanças das equipes do governo federal após a eleição. “O que faremos agora é expressar essa união como meta estratégica da base biométrica. Isso é bom para todos. Para os donos das duas bases de dados, Serpro, mercado, todo mundo”, finalizou.

Atualmente, as duas bases de dados biométricas controladas pelo Serpro contribuem para a estatal oferecer um amplo ecossistema de serviços ao mercado, composto por 220 milhões de faces; 2 bilhões de digitais; 14 serviços; e mais de 660 clientes.

Imagem principal: Rodrigo Lima, gerente do departamento do Centro de Excelência em Análise de Dados e Inteligência Artificial do Serpro (crédito: Mobile Time)