O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou para Mobile Time que firmou um convênio com a Universidade de São Paulo (USP) em busca de soluções tecnológicas inovadoras para o processo eletrônico eleitoral brasileiro. Isso inclui programas que permitam a votação via aplicativos. O projeto está em fase de estudos para definição da solução a ser implementada. O planejamento do TSE é realizar os primeiros testes piloto nas eleições de 2024.

A parceria com a USP faz parte da iniciativa “Eleições do Futuro”, lançada no ano passado pelo ministro Luís Roberto Barroso. Nas eleições municipais de 2020, o tribunal convidou empresas interessadas em demonstrar soluções de votação pela Internet. Para que fossem aprovadas, as empresas tiveram que comprovar sigilo do voto, eficiência e segurança no sistema. Entre as propostas, havia um aplicativo com biometria facial e um site com criptografia de ponta a ponta.

“Foi uma ação de conhecimento de soluções no mercado, principalmente em relação aos aspectos de segurança. No entanto, não havia nenhum compromisso de implantar tais soluções”, pontuou o TSE a esta reportagem.