A Zenvia acompanha com atenção o desenvolvimento do RCS no Brasil. Seu CEO, Cássio Bobsin, entende que essa tecnologia “tem um potencial gigante de uso e de atração de novas empresas”. Mas ele destaca dois pontos que são cruciais para o sucesso desse novo padrão de mensageria no País: a adesão da maioria das operadoras e a homogeneidade no modelo de negócios.

“No A2P o potencial do RCS é claro. A questão é se para as operadoras a conta fecha. Ou seja, se o potencial de monetizar a tecnologia compensa o investimento no novo padrão. Se a primeira operadora der um passo firme e a segunda também, aí acontece”, avalia o executivo, em entrevista para Mobile Time.

Bobsin espera que o modelo de negócios adotado no RCS seja similar àquele do WhatsApp, em que há cobrança por notificação enviada, enquanto a comunicação receptiva não é cobrada. “Acho saudável e estimula o bom uso do canal”, comenta. “A capacidade de escalar está relacionada à homogeneidade (do modelo de negócios) das operadoras. Se alguma fizer diferente, inviabiliza o mercado como um todo. E tem a questão do preço, que não pode ser proibitivo”, comenta.

Balanço de 2018 e perspectivas para 2019

O ano de 2018 foi positivo para a Zenvia, diz Bobsin. A empresa se posicionou com uma abordagem multicanal, trabalhando não apenas com SMS, mas com WhatsApp, Messenger, webchat, além de manter pilotos no Instagram e no Twitter. Lançou também sua plataforma para desenvolvimento de bots, que pode ser utilizada por profissionais sem conhecimento de programação.

“O volume de mensagens cresceu bastante no ano passado. Todas as variáveis foram positivas. No SMS A2P, aplicações em todas as áreas estão aumentando, desde antifraude até rastreamento de pedidos de e-commerce, passando por marketing, pesquisas etc”, relata.

Para 2019, Bobsin espera um crescimento forte no volume de mensagens por WhatsApp e também na quantidade de projetos de bots. Alem disso, a Zenvia está preparando a sua internacionalização e avalia algumas aquisições, mas o executivo não pode fornecer maiores detalhes por enquanto.